Amares: Santuário de Nossa Senhora da Abadia recebe monges de Cister

Amares, Braga 14 set 2013 (Ecclesia) – O Santuário de Nossa Senhora da Abadia vai receber, este domingo, os monges de Cister, para um momento de oração com a presença de D. Jorge Ortiga e monges cistercienses de Espanha.

O regresso dos monges da Ordem de Cister, que estiveram na origem da Abadia, vai ficar marcado por dois momentos de oração a partir das 16h30, com as vésperas, através do canto gregoriano, e depois a celebração da eucaristia.

D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, “faz questão de se associar a esta iniciativa” e vai presidir à celebração eucarística.

O prelado apela aos cristãos que participem numa cerimónia com particular simbolismo “pelo facto dos cistercienses terem tido uma particular influência cultural nesta região”, explica a diocese de Braga.

Os abades dos mosteiros cistercienses de Santo Isidro, de Dueñas e de Oseira, em Espanha, vão marcar presença neste regresso, acompanhados por alguns monges.

No fim da cerimónia, que termina com o canto do Magnificat, D. Juan Javier, abade de Santo Isidro de Dueñas, disponibiliza-se para falar com os participantes.

Os monges estiveram na origem deste Santuário, localizado na freguesia de Santa Maria do Bouro, em Amares, diocese de Braga.

A Associação Portuguesa de Cister participa “com alegria” na organização deste evento e vai realizar a sua Assembleia Geral, no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, este domingo.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top