Faro, 20 jun 2026 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve promove hoje o encontro e bênção de casais que celebram os jubileus matrimoniais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral, em Silves.
A jornada tem por lema ‘A Arte do Encontro’, para casais de todas as idades, “um dia para partir à descoberta do outro e de si mesmo, ajudando a fortalecer a relação”, realizado segundo a proposta ‘O Relógio da Família’.
‘O Relógio da Família’ é uma proposta inspirada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (Jesuítas), constituída por momentos de trabalho individual e do encontro a dois, que nasceu em Espanha, por iniciativa da Comunidade de Vida Cristã (CVX), e a adaptação à realidade portuguesa foi desenvolvida por um sacerdote jesuíta e três casais ligados à CVX-Portugal.
A Diocese do Algarve vai também promover uma Eucaristia de bênção de casais que celebram “10, 20, 25, 30, 50 ou mais anos de Matrimónio” durante o ano de 2026, também neste sábado, mas no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como ‘Mãe Soberana’, em Loulé, a partir das 17h30.
O bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, vai presidir à celebração da Eucaristia de Bênção de Casais, pelas 18h00.
O jornal ‘Folha do Domingo’ informa que os interessados em participar na iniciativa ‘A Arte do Encontro’ devem formalizar a inscrição através do sítio online casaretiros-saolourenco.pt, ou do telefone 919153824, enquanto os casais que querem receber a bênção devem inscrever-se através de formulário eletrónico, ou indicar nomes e contactos até domingo, dia 14 de junho, ao SPDF, pelo endereço de correio eletrónico [email protected].
CB


