Algarve: Jovem estudante de medicina partiu em missão para o Malawi

Portimão, Faro, 03 jun 2016 (Ecclesia) – Dina Rochate é uma jovem da Paróquia da Mexilhoeira Grande, na Diocese do Algarve, que partiu em missão para o Malawi (África) onde durante dois meses vai realizar o seu estágio profissional em Medicina.

“Podemos escolher desde centros mais especializados até unidades de países em desenvolvimento e com outras necessidades”, explicou a jovem sobre o estágio de medicina onde o estudante deve optar por um local onde possa adquirir valores humanitários.

O jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, informa que Dina Rochate vai durante dois meses para o Hospital Comunitário em Kapiri, na região central oeste do Malawi, perto da fronteira com a Zâmbia, que foi “fundado (1972) e é gerido pela congregação das Carmelitas Missionárias”.

Segundo a informação enviada à Agência ECCLESIA, o hospital em Kapiri serve a população do distrito rural de Mchinji, com cerca de 50.000 pessoas, e assiste, sobretudo, doentes infetados com HIV, malária e tuberculose e integra um centro que acolhe crianças em avançado estado de desnutrição para tratamento e formação das respetivas mães.

Dina Rochate que depois do estágio profissional, com cariz missionário, no Malawi vai para o quarto e último ano de Medicina já é licenciada em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve, desde 2010.

A jovem da Paróquia da Mexilhoeira Grande partiu esta terça-feira e no domingo participou na Eucaristia de Envio onde seu pároco destacou que no Malawi vai, “de certeza, ‘tocar’ Jesus e ser ‘tocada’ por Ele nos doentes”.

“Sentiste o chamamento para te colocares ao serviço dos mais pobres dos pobres. Naturalmente, isto partiu do espírito que te move desde que te batizaste”, acrescentou o padre Domingos da Costa.

Segundo o jornal ‘Folha do Domingo’, o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, “regozijou-se” com a decisão da jovem algarvia e manifestou vontade em se encontrar com Dina Rochate depois do seu regresso a 28 de julho para “enriquecer-se com a sua vivência”.

Esta não é a primeira experiência missionária da jovem algarvia que esteve no Peru (América Latina) em 2010, também através da congregação das Carmelitas Missionárias.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top