Portimão, 24 fev 2024 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana do Algarve realiza hoje, 24 de fevereiro, no Centro Pastoral de Ferragudo, as XXII Jornadas de Ação Sócio Caritativa versando a temática «Pobreza, problema que teima em persistir».
Durante a manhã o professor do ISEG José António C. Pereirinha vai analisar o tema do encontro e, de tarde, é lançada aos participantes a questão «Combate à pobreza – que respostas?», a partir da reflexão por representante do Instituto da Segurança Social do Centro Distrital de Faro.
Entre os dias 25 de fevereiro a 3 de março, a Igreja Católica em Portugal assinala a Semana Cáritas, apresentada como uma oportunidade “para valorizar e partilhar” o dom que move as pessoas “na atenção à realidade humana no contexto de um tempo aconselhado para a revisão de vida e de caminho para a Páscoa”, sublinha o documento.
Na sua mensagem para a Semana Cáritas 2024, o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina, alertou para a “preocupante” realidade, a nível nacional e mundial, marcada pela guerra e a pobreza.
“As guerras e conflitos em diversos países, os milhares migrantes de pessoas em busca de melhor vida, as famílias sem rendimentos suficientes, os pobres sem abrigo, as instituições sociais em permanente preocupação pela sua viabilidade, a instabilidade social política. É a realidade preocupante que nos desafia a todos”, lê-se na mensagem da Semana Cáritas que tem como tema ‘O amor que transforma’.