Algarve: Bispo presidiu a Missa em que se rezou pelos bombeiros

«Natureza não pode ser maltratada, saqueada, por vezes até reduzida a cinzas em áreas extensas» – D. Manuel Quintas

Tavira, 02 jun 2018 (Ecclesia) – O bispo do Algarve presidiu esta sexta-feira em Tavira a uma Eucaristia em que se rezou pelos bombeiros, tendo em conta a época de incêndios que agora vai ser iniciada.

“Rezar não é uma demissão daquilo que é responsabilidade de cada um. É um compromisso assumido de maneira mais consciente e mais plena e, sobretudo, a compreensão de que não estamos sozinhos à luz da fé e da força que nos vem de Deus manifestado em Cristo”, afirmou D. Manuel Quintas na celebração que decorreu na igreja de Santa Maria, a pedido dos Bombeiros Municipais de Tavira.

Numa referência à encíclica papal Laudato Si’ [Louvado Seja], o bispo do Algarve disse que “a natureza não pode ser maltratada, saqueada, por vezes até reduzida a cinzas em áreas extensas”.

“Temos de nos corresponsabilizar todos por cuidar e por preservá-la”, apelou, considerando que “esta conversão ecológica exige este esforço, esta maneira diferente de se situar face a esta casa comum que grita por socorro”.

D. Manuel Quintas quis também alargar a oração, “não apenas às corporações presentes, mas a toda a região do Algarve” e a todo o país.

“Queremos também ter presente todos aqueles que faleceram no exercício do serviço de bombeiros, sem esquecer todos os que foram vítimas nos últimos incêndios. Foi uma nefasta tragédia que não queremos e que estamos a fazer tudo para que não se repita por aquilo que depende humanamente de nós”, afirmou, numa intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA.

D. Manuel Quintas sustentou que o apoio e proximidade das populações locais foram também expressos na presença na Eucaristia de vários responsáveis paroquiais, não só do concelho de Tavira, mas também de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Na celebração, participada também pelo comandante operacional regional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, e pelo presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, foram benzidos terços que foram oferecidos aos bombeiros com uma pagela com uma oração a Nossa Senhora.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top