Algarve: Bispo anuncia ordenação de sacerdote

D. Manuel Quintas pediu empenho na pastoral vocacional a todos os agentes

Faro, 03 abr 2015 (Ecclesia) – O bispo do Algarve informou a diocese que vão ter um novo sacerdote para servir esta Igreja local a partir do próximo dia 28 de junho e pediu “prioridade” à pastoral vocacional, esta quinta-feira na Sé de Faro.

“Acompanhamos com muito afeto os nossos seminaristas e pré-seminaristas no caminho que percorrem guiados pelos seus formadores no discernimento e na confirmação da sua vocação”, começou por pedir D. Manuel Quintas na Missa Crismal de Quinta-feira Santa.

O prelado do Algarve pediu à comunidade que “exulte de alegria” quando o caminho dos candidatos culmina com o “dom do sacerdócio” como vai acontecer com o diácono Nelson Rodrigues.

A ordenação está marcada para o dia 28 de junho e a celebração vai realizar-se no Santuário da Mãe Soberana em Loulé, “em princípio às 17h00”, informou.

O futuro sacerdote, o diácono Nelson Rodrigues, está a realizar o estágio pastoral nas paróquias de Loulé, foi ordenado diácono em junho de 2014, tem 26 anos e é natural da Conceição de Faro, informa o jornal diocesano Folha do Domingo.

D. Manuel Quintas aproveitou ainda o momento para afirmar que a Pastoral Vocacional “deve ser prioritária” na ação da diocese e pediu, por exemplo, que as paróquias apresentem propostas vocacionais “explícitas e dirigidas a pessoas concretas que apontem para Cristo”.

“Não fiquemos simplesmente à espera que os vocacionados venham ter connosco. Não esmoreçamos no empenho pessoal da promoção das vocações ao sacerdócio e à vida de especial consagração”, disse aos presentes na Sé de Faro.

O prelado frisou que este “empenho” é “prioritário” em toda a ação pastoral, de modo particular, “na ação pastoral” dos padres e diáconos, catequistas e responsáveis diocesanos de grupos de jovens.

Este apelo não é “facultativo ou opcional”, disse o bispo do Algarve que aos jovens pediu que não se consideram “excluídos ou não merecedores do chamamento do Senhor” ao entregarem “toda a vida” ao serviço do povo.

“Manifestai-lhe a vossa disponibilidade. Garanto-vos que ele nunca vos faltará com a sua presença e a sua alegria, com o seu amor e a força do Espírito que suprirá as vossas fragilidades e os vossos medos, adiantou D. Manuel Quintas.

FD/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top