Alemanha/Pedofilia: Papa diz «compreender» quem deixa Igreja depois dos escândalos

Bento XVI falou aos jornalistas a bordo do avião que o levou até Berlim

Berlim, 22 set 2011 (Ecclesia) – Bento XVI disse hoje “compreender” as pessoas que abandonaram a Igreja Católica na sequência de casos de abusos sexuais sobre menores envolvendo membros do clero.

“Posso compreender que, em vista de tais informações – sobretudo quando são próximas de pessoas conhecidas – alguém diga: esta já não é a minha Igreja”, afirmou o Papa aos jornalistas que o acompanhavam desde Roma no voo rumo a Berlim, capital da Alemanha, para a primeira visita de Estado à sua terra natal.

Bento XVI abordou também algumas polémicas que precederam esta viagem, sublinhando que as manifestações de protesto fazem parte da “liberdade” de cada um.

“Quando [a contestação] é expressa de uma forma civilizada, não há nada a dizer. Respeito os que assim se exprimem”, afirmou.

O Papa alemão esteve na sua terra natal em 2005 (Jornada Mundial da Juventude em Colónia) e 2006 (visita à Baviera, região onde nasceu), confessando a sua “alegria” por voltar ao país e, em particular, pelos encontros com a comunidade luterana, que inclui uma reunião com representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã no antigo convento dos Agostinhos, onde viveu Martinho Lutero (1483-1546), antes de promover a reforma que o levou à separação de Roma.

“Estou muito feliz por poder mostrar, assim, esta unidade fundamental: somos irmãos e irmãs, que trabalhamos juntos pelo bem da humanidade, anunciando a feliz mensagem de Cristo, do Deus que tem um rosto humano e fala connosco”, declarou.

Bento XVI chegou esta manhã a Berlim, onde foi recebido pelo presidente alemão, Christian Wulff, e pela chanceler Angela Merkel, para além de outras autoridades civis e religiosas e uma representação de católicos alemães.

Esta terceira viagem à Alemanha, a 21ª de Bento XVI ao estrangeiro (16ª na Europa), conta com passagens por Berlim, Erfurt, Etzelsbach e Friburgo, tendo como lema ‘Onde há Deus, há futuro’.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top