Adriano Moreira discute papel do sacerdote na sociedade

O ex-ministro Adriano Moreira é o grande convidado das Jornadas de Teologia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto. O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, abrirá o ciclo de debates que recebe, de 8 a 11 de Fevereiro, no Campus da Foz da Universidade, outras figuras de peso como Bernard Sesboüé, especialista em ecumenismo, ou Arnaldo Pinho e Arlindo de Magalhães, reputados teólogos.

Sob o tema “A Reinvenção do Presbitério”, as conferências pretendem clarificar a figura do sacerdote na sociedade actual e o papel que tende a desempenhar nos tempos modernos. A intervenção de Adriano Moreira incidirá sobre as mutações na figura do presbiteriado, tanto do ponto de vista social, como cultural e, até mesmo, no exercício do sacerdócio. No debate participam ainda vários padres portugueses que partilharão a sua visão sobre a profissão e as ideias que têm para a sua renovação.

Bernard Sesboüé é especialista em ecumenismo reconhecido em todo o mundo, com uma vasta obra publicada sobre diversas áreas da teologia e até um livro em que explica aos leitores de “O Código de Da Vinci” quais os fundamentos religiosos que serviram de base ao autor Dan Brown.

O professor de 81 anos lecciona no Centro Sèvres, que resultou da fusão da Faculdade de Teologia de Lyon-Fourvière com a Faculdade de Filosofia de Chantilly. É ainda consultor do Secretariado para a União dos Cristãos.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top