«Ad Limina»: Presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais valoriza presença nas redes sociais

D. Cláudio Celli recebeu grupo de bispos portugueses

Cidade do Vaticano, 10 set 2015 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS) disse hoje no Vaticano que a Igreja Católica tem de valorizar a presença no mundo digital.

“No ambiente digital, nas redes sociais, a Igreja pode anunciar Jesus Cristo”, sublinhou D. Cláudio Celli, em declarações à Agência ECCLESIA.

O responsável falava após ter-se encontrado com um grupo de bispos portugueses, no âmbito da visita ‘ad Limina’ que está a decorrer esta semana.

Segundo o arcebispo italiano, a Igreja em Portugal tem os mesmos desafios que enfrentam as outras Igrejas dos outros grandes países europeus, por exemplo”.

“Sei de um pároco em Espanha, por exemplo, que abriu um lindíssimo site, da paróquia. Foi muito inteligente o pároco e o site também era. Ele dizia-me, a sorrir, que o sítio online tinha mais visitas do que a Missa do domingo”, observou.

Para o presidente do CPCS, as Comunicações Sociais podem ser “um ambiente onde, quem recorre às grandes autoestradas digitais deste mundo, pode encontrar também Jesus Cristo”, considerando grave “se não houver alguém que ali dê testemunho”.

“O Papa di-lo de uma maneira muito provocadora, mas autêntica: não se bombardeia a rede social com mensagens religiosas. Nós não fazemos publicidade, não fazemos uma ação de proselitismo, o importante é que os discípulos do Senhor que moram no continente digital deem testemunho com o que escrevem, com o que colocam dentro dos seus sites, dos seus perfis”, explica.

“Tem de ser algo positivo”, assinala ainda.

Desta forma, acredita D. Claudio Celli, muitas pessoas poderão descobrir o Senhor e tudo o que de positivo, de belo, é Jesus Cristo na sua vida, através do testemunho de tantos discípulos que vivem no mesmo continente digital”.

Esta presença nas plataformas digitais exige um duplo dinamismo, de “testemunho” e de “profissionalismo”.

“De um lado há a exigência de testemunho – o homem de hoje escuta com maior gosto uma testemunha do que um mestre -, mas também, nas redes sociais, a Igreja deveria estar presente com grande profissionalismo”, refere o responsável da Santa Sé.

“Não estamos a anunciar um produto, anunciamos o Senhor da vida e temos de o fazer com os melhores meios que tivermos”, acrescentou.

Os bispos de Portugal estão a realizar a visita ‘ad Limina’ ao Vaticano desde segunda-feira, quando decorreu o encontro com o Papa Francisco, e até esta sexta-feira, com um programa que inclui encontros com os diferentes organismos da Santa Sé.

PR/OC

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