Açores: Seminário de Angra vai produzir revista científica

Angra do Heroísmo, Açores, 24 jun 2015 (Ecclesia) – O reitor do Seminário Episcopal de Angra anunciou que a instituição vai publicar uma revista científica no próximo ano letivo, publicação com a qual os docentes da instituição e outros convidados vão poder colaborar.

“Hoje com os requisitos para a acreditação dos cursos e dos planos curriculares, nomeadamente pós Bolonha, não basta termos um corpo docente habilitado temos de ter alguma produção científica sobretudo se aspiramos ao paralelismo pedagógico e curricular”, explicou o cónego Hélder Miranda Alexandre.

Este responsável revela que se decidiu avançar com a revista científica, a qual vai oferecer “outro tipo de créditos curriculares”.

Neste contexto, o sacerdote assinalou que a publicação de um livro com história do seminário, que comemorou 150 anos de atividade, “foi um passo nesse sentido” e para além de materializarem “a história desta casa” os artigos foram escritos por historiadores “obedecendo a um rigor científico assinalável”.

Para já não se coloca a questão o reconhecimento do Plano de Estudos do Seminário com o grau académico de licenciatura “não pela falta de rigor, mas porque há exigências que ainda não se conseguem observar” nomeadamente ao nível da produção científica e número de doutores nas áreas curriculares específicas.

“Esse reconhecimento civil está fora de questão, embora do ponto de vista canónico respeitemos todos os requisitos”, precisa o responsável ao sítio ‘Igreja Açores’.

No atual ano letivo o Seminário Episcopal de Angra teve 17 seminaristas, dos quais dois terminaram o curso, “embora um não tenha sido ordenado por questões de idade”, adianta o portal informativo, e as disciplinas foram ministradas por 12 professores.

“O ano terminou com uma ordenação sacerdotal o que é muito bom porque é para isso que nós existimos e se tudo correr bem para o ano serão duas ordenações”, adianto o cónego Hélder Miranda Alexandre.

IA/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top