Açores: Sacerdotes apresentam voto de «protesto e repúdio» por espetáculo de «dança do ventre» em igreja

Angra do Heroísmo, Açores, 18 set 2014 (Ecclesia) – O clero da Ilha Terceira apresentou um voto de “protesto e repúdio” pela realização de um espetáculo denominado “dança do ventre” na igreja de Nossa Senhora da Guia e que enviaram ao presidente do Governo Regional dos Açores.

“Uma Igreja é um espaço sagrado construído para uma finalidade bem concreta e definida e não para sala de espetáculos”, assinala o primeiro de quatro pontos divulgado pela Assembleia Plenária da Ouvidoria da Ilha Terceira.

Na reunião, que se realizou esta segunda-feira, os sacerdotes deliberaram “por unanimidade um voto de protesto e repúdio” pela utilização da igreja de Nossa Senhora da Guia, que integra o Museu de Angra do Heroísmo para a realização de “um espetáculo público qualificado pelos órgãos de comunicação social como ‘dança do ventre’”.

Os sacerdotes destacam que este templo “é um dos melhores e mais bem conservados templos barrocos dos Açores” cuja arquitetura está integrada no “espírito da Contra-Reforma Tridentina”.

Nesse sentido, é sugerido que a igreja de Nossa Senhora da Guia “servisse de local de interpretação” da liturgia do Rito Romano originada pelo Concílio de Trento e “não como sala de espetáculos ou de meras exposições”.

Os sacerdotes recordam que a Ordem Terceira Franciscana Secular realiza regularmente cerimónias litúrgica neste espaço e que o “protocolo estabelecido não está a ser cumprido pelos responsáveis do Museu de Angra do Heroísmo”.

O vice-presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, esta quarta-feira, questionou o Governo Regional “se as autoridades eclesiásticas deram autorização aos departamentos governamentais regionais para a realização de espetáculos diversos no interior da Igreja de Nossa Senhora da Guia, do Museu Regional de Angra do Heroísmo, conforme estipula a Concordata estabelecida entre a República Portuguesa e a Santa Sé”, informa o Portal da Diocese.

O espetáculo de dança fez parte da programação “Outras Músicas/Outras Danças” que dinamizou a exposição “Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top