Açores: Presidente do Governo Regional destacou serviço de D. João Lavrador

José Manuel Bolieiro realçou «missão ao serviço dos mais carenciados e do povo açoriano»

Foto: G. R. Açores

Ponta Delgada, Açores, 06 out 2021 (Ecclesia) – O presidente do Governo Regional dos Açores destacou o trabalho e “preocupação” de D. João Lavrador à frente da Diocese de Angra, numa sessão de cumprimentos de despedida do bispo nomeado para Viana do Castelo.

“Foi bom ter D. João Lavrador com a sua preocupação na diocese, ter sempre uma palavra para fazer do seu legado uma missão ao serviço dos mais carenciados e do povo açoriano”, disse José Manuel Bolieiro, citado pelo portal ‘Igreja Açores’.

O 39º bispo de Angra foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Viana do Castelo, a 21 de setembro de 2021, depois de ter estado seis anos nos Açores: Chegou ao arquipélago como bispo coadjutor, em 2015, e no ano seguinte assumiu funções enquanto bispo residencial.

“Teve sempre uma palavra, para além das nossas tradições e crenças religiosas, não apenas para as nossas ilhas, porque compreendeu bem a nossa açorianidade também no que diz respeito à diáspora”, afirmou o presidente do Governo Regional dos Açores do atual administrador diocesano de Angra.

Após a reunião para marcar a despedida do bispo da diocese, na sede da Presidência do Governo Regional dos Açores, em Ponta Delgada, D. João Lavrador disse aos jornalistas que parte do arquipélago “rico de humanidade”.

“Sinto realmente uma aprendizagem. Sinto saudade. Sinto já aquela resistência para a mudança, mas a minha missão é assim. Parto muito mais rico, mais rico em cultura, em amizade”, explicou.

“Rico neste sentido de uma sociedade que tem vitalidade e que nos envolve e que quer caminhar com tradições religiosas e culturais. Vou rico de humanidade de todos os açorianos”, destacou o administrador diocesano de Angra, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.

D. João Lavrador vai deixar o arquipélago açoriano no dia 27 de novembro, dia em que toma posse na Diocese de Viana do Castelo, às 12h00, no Centro Pastoral Paulo VI.

A entrada solene na Sé de Viana celebrar-se-á no dia seguinte, às 15h30.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top