Açores: Jornadas de Teologia e Pastoral querem promover «diálogo» entre Igreja e sociedade

Seminário Episcopal de Angra dinamiza reflexão sobre «Cristianismo e Cultura»

Angra do Heroísmo, Açores, 09 mar 2017 (Ecclesia) – O Seminário Episcopal de Angra vai organiza as Jornadas de Teologia e Pastoral com o tema ‘Cristianismo e Cultura’ onde pretende promover o “diálogo entre a Igreja e a sociedade contemporânea”, entre 16 e 18 de março.

“Não há dúvida que o cristianismo tem uma importância fundamental na cultura europeia e particularmente nos Açores”, afirma o reitor do Seminário Episcopal de Angra que promove as jornadas.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o padre Hélder Miranda Alexandre explica que se pretende também “promover a produção científica” do seminário e dar a conhecer à sociedade o que “realmente se estuda e se pensa” nessa instituição e na Igreja.

As Jornadas de Teologia e Pastoral têm como tema ‘Cristianismo e Cultura’ que vai ser abordado em três sessões, no próprio Seminário Episcopal de Angra.

O bispo de Angra, D. João Lavrador, é um dos oradores do primeiro dia, para falar sobre ‘fé e cultura: da rutura ao diálogo’ a partir do tema ‘Desafios e sombras de uma “cultura cristã”’, a partir das 19h30.

Ainda no próximo dia 16, o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, o professor José Carlos Seabra Pereira, vai falar sobre ‘Relatividade artístico-cultural e responsabilidade pastoral’.

No dia seguinte, também a partir das 19h30, as Jornadas de Teologia e Pastoral de Angra convidam a refletir sobre ‘Pensar um mundo em mudança’ com os professores universitários José Luís Brandão da Luz e Nuno Miguel Ornelas Martins que vão apresentar, respetivamente, ‘Luz e sombras dos murmúrios da razão’ e ‘O Capitalismo e a Doutrina Social da Igreja’.

As jornadas terminam no dia 18, numa sessão dedicada ao ‘relativismo cultural e moral’ começa às 10h00.

O Seminário Episcopal de Angra convidou o docente universitário padre Jorge Teixeira da Cunha para refletir sobre a ‘Ética Cristã e ordem jurídica civil na sociedade pluralista. ‘A vida e a liberdade em conflito? e sacerdote açoriano José Júlio Mendes Rocha sobre ‘Moral cristã e pós-verdade’.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top