Açores: Encontros de Jesus com as mulheres dão tema à preparação da festa do Senhor Bom Jesus do Pico

«Se não fossem as mulheres continuávamos num mundo primitivo» – Cónego Adriano Borges

Angra do Heroísmo, Açores, 28 jul 2022 (Ecclesia) – O Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico, na Diocese de Angra (Açores), começou esta quarta-feira o novenário preparatório, da festa que decorre entre 4 e 6 de agosto, com o tema dos encontros de Jesus com mulheres.

“Jesus deu uma nova esperança a todas as mulheres com que se encontrou; que a nossa presença dê também um novo alento e uma nova esperança a quem está à nossa volta e precisa de nós”, disse o cónego Adriano Borges, pregador do novenário, divulga o portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O sacerdote, reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres (Ponta Delgada), explicou que através dos encontros de Jesus com mulheres se consegue perceber o “carácter e a força revolucionária” da sua mensagem, o primeiro a garantir dignidade e relevância para as mulheres.

“Como Ele saibamos ser gratos a quem nos deu a vida e não enjeitemos os nossos idosos para lares; Se não fossem as mulheres, nós Igreja, nós sociedade, e nós comunidade continuávamos ainda num mundo primitivo”, salientou.

O Evangelho proclamado esta quarta-feira, primeiro dia do novenário preparatório da festa do Senhor Bom Jesus Milagroso do Pico, relatou o encontro de Jesus com a viúva de Naim, que enterrou o seu único filho.

“A esta mulher nada mais restava e Jesus compadeceu-se e restituiu a vida ao filho. Não se trata só de uma questão de vida ou de morte. Ao ressuscitar o filho, Jesus deu uma nova vida, uma nova esperança aquela mulher”, contextualizou o cónego Adriano Borges.

O reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres lembrou as “mulheres que ficando na guerra na Ucrânia ou fugindo para outros países, com os filhos nos braços”, mostram resiliência e força.

Na tarde desta quarta-feira, realizou-se também a mudança da Imagem do Senhor Bom Jesus Milagroso da sua capela para o altar do santuário.

“Que saudades tínhamos de nos encontrar convosco e com os irmãos. Eis-nos de novo a celebrar a festa como é tradição, mais à vontade e com toda a apoteose”, disse o reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso.

O padre Marco Martinho pediu também aos peregrinos para terem cuidado com a segurança, sobretudo nas estradas, e aos automobilistas “prudência e atenção redobradas”, informa o sítio ‘Igreja Açores’.

A festa do Senhor Bom Jesus na Ilha do Pico, com o tema ‘Senhor Bom Jesus, viemos ao vosso encontro’, vai ser presidida pelo núncio apostólico da Geórgia e Arménia, o arcebispo luso-canadiano, natural dos Açores, D. José Avelino Bettencourt, entre 4 e 6 de agosto.

As festas do Senhor Bom Jesus Milagroso são uma das “mais emblemáticas manifestações religiosas” desta Igreja local e do Arquipélago dos Açores; remontam a 1862, quando Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem que “é a figuração iconográfica do Senhor no quadro da Paixão, quando foi exposto à população na varanda de Pilatos”.

O Santuário do Senhor Bom Jesus do Pico celebrou o 60º aniversário da elevação da igreja de São Mateus – construção iniciada em 1838, com retábulos de talha pintados a azul e ouro – a Santuário Diocesano (1962), no dia 1 de julho.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top