Açores: Educação Moral e Religiosa Católica é disciplina facultativa «mais escolhida»

63 professores asseguram lecionação do primeiro ciclo ao secundário

Angra do Heroísmo, Açores, 15 set 2014 (Ecclesia) – A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é a opcional “mais escolhida” nos Açores e é assegurada por 63 professores, “em todos os níveis de ensino”, praticamente todas as escolas do arquipélago.

“O maior número de alunos regista-se no segundo e terceiro ciclos, uma vez que no ensino Secundário o nível de desistências é muito grande”, informa o Portal da Diocese, segundo dados do responsável pelo Serviço Diocesano para a Pastoral Escolar (SDPE).

O padre Adriano Borges destacou dois fatores “ponderosos” que justificam a desistência dos alunos: O tempo letivo de 90 minutos e a necessidade da disciplina ser remetida para o último tempo do dia, por questões de organização dos horários escolares e da compatibilização dos horários das diferentes turmas.

Mesmo com estas dificuldades EMRC é “a disciplina opcional mais escolhida pelos alunos” no ano letivo 2014-2015 que começa hoje.

A Escola Básica e Integrada Mouzinho da Silveira, na ilha do Corvo, é “a única escola dos Açores que volta a não disponibilizar o ensino EMRC”, escreve o Portal da Diocese.

O responsável pelo SDPE revelou ainda que estão à espera da autorização da Secretaria Regional da Educação para a colocação de mais dois professores na Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe.

O serviço de informação da Diocese de Angra recorda que no ano letivo de 2013-2014, “entre os mais de 20.500 alunos”, inscritos nas escolas açorianas do primeiro, segundo e terceiro ciclos e secundário, “15.945 optaram por EMRC” e “4610 escolheram Desenvolvimento Pessoal e Social”.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top