Açores: Diocese está a inventariar igrejas

Sistema de Informação para o Património Arquitetónico já tem registo de mais de 500 imóveis

Angra do Heroísmo, Açores, 08 nov 2013 (Ecclesia) – A Diocese de Angra está a proceder à inventariação “sistemática” das igrejas açorianas, desde abril deste ano, numa parceira entre a Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

O Sistema de Informação para o Património Arquitetónico (SIPA) já tem na sua base de dados o registo de “542 imóveis no arquipélago dos Açores, na sua maioria igrejas e capelas que integram a Diocese de Angra”, adianta a página diocesana na internet.

O trabalho, “tem procurado completar, quer em termos de informação histórica quer em termos de informação fotográfica, o acervo que já estava sinalizado ou que se inventariou de novo”, disse João Paulo Constância, membro da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja, em declarações publicadas pelo portal da Diocese.

Este programa, de âmbito nacional, a que a Diocese de Angra aderiu através da celebração de um protocolo, consiste em inventariar e alimentar a base de dados sobre o património móvel e imóvel da Igreja Católica.

“O trabalho que estamos a desenvolver neste momento tem sido importante porque tem mobilizado toda a Diocese”, refere João Paulo Constância, precisando que o projeto tem permitido “ultrapassar e suprir algumas lacunas” e assim “valorizar mais este património tão importante do arquipélago”, sobretudo nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, onde a informação era praticamente inexistente.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top