Açores: Diocese de Angra fecha jornal «A União»

Diário é vítima da crise económica e vai dar lugar a semanário

Angra do Heroísmo, Açores, 19 out 2012 (Ecclesia) – A Diocese de Angra decidiu encerrar no final de 2012 o jornal ‘A União’, por considerar que o diário “não é sustentável” na atual conjuntura económica.

“No presente, devido à crise que nos assola a todos e, consequentemente, a baixa de procura dos nossos serviços e a diminuição drástica de publicidade, tornou absolutamente insustentável a estrutura que temos”, refere o ecónomo diocesano, padre Adriano Borges, num texto disponibilizado hoje na página da Igreja Católica açoriana na internet.

O jornal, com 120 anos de atividade, vai dar lugar a um novo semanário diocesano, uma decisão “largamente ponderada e amadurecida”, refere o sacerdote.

Segundo o ecónomo diocesano, a solução permite “continuar a ter um meio de comunicação social aberto e salvar postos de trabalho”.

“É uma janela que se fecha, mas abre-se uma porta com um outro conjunto de oportunidades que podem ser aproveitadas: um jornal semanário, com uma linha editorial diferente, que seja uma voz da e para a Igreja dos Açores”, acrescenta.

A empresa União Gráfica Angrense atravessa um processo de “reestruturação profundo” que terá como consequência a dispensa de metade dos seus colaboradores e o encerramento do jornal diário.

“São pessoas que perdem o seu emprego e isto por si só era já suficientemente mau, bem como o fim de um ciclo longo de um jornal que todos os dias saía à praça pública”, escreve o padre Adriano Borges.

Marco de Bettencourt Gomes, diretor de ‘A União’, refere em editorial que a decisão foi comunicada pela administração aos colaboradores, na quarta-feira, “depois de ouvidos os pareceres do Conselho Diocesano para Assuntos Económicos e do Colégio dos Consultores do bispo diocesano, que deram parecer favorável unânime”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top