Açores: Bispo reflete sobre programa pastoral nas festas do Senhor Bom Jesus da Pedra

Angra do Heroísmo, Açores, 27 ago 2014 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir às festas do Senhor Bom Jesus da Pedra, até 31 de agosto na Ilha de São Miguel, com reflexões que procuram responder à pergunta "Que podemos Jesus sem o vosso amor?".

A "Conversão Pastoral" é o tema que hoje que marca o início do tríduo preparatório das festas do Senhor Bom Jesus da Pedra, e D. António de Sousa Braga vai refletir sobre “a necessidade de se alterarem procedimentos enquanto Igreja que deve ‘sair em missão’ para ter uma ‘consciência mais clara da realidade social, cultural e eclesial’”.

Esta quinta-feira, o tema a "cultura do encontro" vai marcar a intervenção do bispo dos Açores que vai explicar que no novo ano pastoral é preciso "ir para o terreno, não basta abrir as portas para acolher as pessoas há que ir ao seu encontro".

Segundo o Portal da Diocese, “um sério exame de consciência para avaliar a capacidade e prática de acolhimento nas diferentes paróquias”, é a proposta do prelado.

No último dia do tríduo preparatório às festas do Senhor Bom Jesus da Pedra, esta sexta-feira, D. António de Sousa Braga vai apresentar o tema a “opção pelos últimos”, que convida a conhecer e a caracterizar as periferias nos Açores.

Com estes temas e reflexões, o bispo diocesano vai apresentar as linhas gerais do programa para o ano pastoral 2014/2015, intitulado ‘Da alegria do Evangelho à saída missionária da Igreja’, que tem como referência a Exortação Apostólica do Papa Francisco a “Alegria do Evangelho”.

O prelado também vai estar presente nos dias principais da festa em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra, na Ilha de São Miguel, dias 30 e 31 de agosto.

Este sábado, pelas 21h30, vai haver a mudança da imagem do Senhor Bom Jesus da Pedra, da Igreja da Misericórdia para a Igreja da Matriz, e no domingo, dia 31 de agosto, a procissão solene pelas “principais artérias de Vila Franca do Campo”, informa o Portal da Diocese.

A mudança da imagem “decorre em procissão e é acompanhada por fiéis devotos ao Ecce Homo” e termina com a celebração da palavra presidida pelo bispo de Angra e numa cerimónia animada pelo Grupo Coral da Matriz.

O meio de informação da Diocese de Angra informa que para além do programa religioso, as festas do Senhor Bom Jesus da Pedra, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, também têm um vasto programa cultural, até ao dia 3 de setembro.

As festividades começam hoje e decorrem até 3 de setembro e podem ser acompanhadas, em direto, no sítio www.spotazores.com onde as missas vão ser transmitidas em vídeo e áudio.

CB/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top