Açores: Ano da Fé e aniversário do Concílio Vaticano II inspiram programa diocesano

D. António Sousa Braga destaca importância da formação de leigos e padres

Angra do Heroísmo, Açores, 04 set 2012 (Ecclesia) – A celebração do Ano da Fé, a partir de outubro, e o 50.º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965) vão inspirar o programa pastoral da Diocese de Angra em 2012/2013.

D. António Sousa Braga, bispo local, destaca nas orientações diocesanas publicadas na internet a necessidade de uma “fé esclarecida, celebrada e comprometida”, através de uma “adequada formação cristã”.

“Como transmitir o que não muda, num mundo em mudança? Só mudando”, refere o prelado açoriano, acrescentando que a transformação passa não só pela “atuação pastoral” mas também pela própria vida dos católicos.

A mensagem pede uma atenção particular à “dimensão missionária”, tanto em relação aos que estão “fora ou longe da Igreja” como aos que estão dentro dela.

O bispo de Angra recomenda a utilização do Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1992, considerando-o “uma aplicação do Concílio [Vaticano II]” nos dias de hoje.

“Palavra de ordem terá de ser sempre e em toda a parte a prioridade da formação. Não se pode viver autenticamente o que não se conhece”, frisa o documento.

D. António Sousa Braga alude a uma “necessidade inadiável de garantir a formação permanente dos leigos e do clero”, nomeadamente sobre os documentos conciliares.

O prelado defende ainda a “oportunidade e importância” de retomar e aprofundar as orientações do Vaticano II sobre a reforma liturgia: “Mais do que espetáculo emocional, as nossas celebrações litúrgicas devem ser experiência espiritual, que leve à escuta da Palavra e ao acolhimento da Graça”.

“A escuta da Palavra e a celebração da Eucaristia constituem o essencial da ação da Igreja, para ser fiel à sua missão. Não para se fechar num intimismo alienante da realidade, mas para ser sacramento e profecia do Reino de Deus”, acrescenta.

Neste sentido, o bispo de Angra considera que o Ano da Fé é “um momento especial de graça, para reavivar e robustecer, testemunhar e transmitir” a mensagem da Igreja Católica.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top