No próximo fim-de-semana, 7 e 8 de Novembro, comemorar-se-á o 75º aniversário da Acção Católica no nosso país. As comemorações decorrerão no Porto, com representação de todas as Dioceses.

As bodas de diamante da Acção Católica em Portugal serão comemoradas com dois momentos distintos, integradores, complementares. No sábado, dia 7, está agendado um Forum Nacional dos Movimentos da Acção Católica, com as respectivas direcções e militantes, tendo como objectivo a partilha de projectos e desafios da sociedade e da Igreja de hoje.

Dia 8 de Novembro, terá lugar uma grande celebração comemorativa, uma festa alargada a mais pessoas, procurando envolver também antigos militantes ou simpatizantes da Acção Católica”.

Com a realização deste acto comemorativo pretende-se também relembrar o dinamismo de outros tempos, dar graças a Deus, e pedir-lhe que na renovação da sua igreja e dos seus carismas frutifique todo o esforço e bem-querer que foi, e ainda é, a Acção Católica em Portugal.

A Acção Católica é o nome dado ao conjunto de movimentos criados pela Igreja Católica no século XX, visando ampliar sua influência na sociedade, através da inclusão de sectores específicos do laicado e do fortalecimento da fé religiosa, com base na Doutrina Social da Igreja. Em Portugal foi fundada, em 1932, pelo cardeal Manuel Gonçalves Cerejeira.

Ao dirigir ao Cardeal Patriarca de Lisboa, a 10 de Novembro de 1933, a carta “Ex officiosis litteris”, relativa à constituição e critérios de actuação da Acção Católica Portuguesa (ACP), Pio XI lembrava que, embora “muitos fiéis ainda o ignorem, o apostolado é um dever necessário da vida cristã; e que a Acção Católica (AC) é a forma de apostolado que melhor se adapta às necessidades do tempo actual” (Cf. Moniz, Jorge Botelho – Presença da Acção Católica em Portugal. Boletim da Acção Católica Portuguesa. (1958) 287.).

De referir que, na actualidade, a Acção Católica é constituída pelos seguintes movimentos: ACI (Acção Católica Independente); ACR (Acção Católica Rural); JARC (Juventude Agrária e Rural Católica); JOC (Juventude Operária Católica); LOC/MTC (Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos); MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças) e MCE (Movimento Católico de Estudantes). 

Partilhar:
Share