Programas das várias confissões, nomeadamente o Programa Ecclesia, com novo horário de emissão

Lisboa, 18 fev 2022 (Ecclesia) – A Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas (CTECR) afirma em comunicado que a nova programação na Antena 1 das 13 confissões religiosas que integram o programa “A Fé dos Homens” tem a marca “efetiva de diálogo inter-religioso”.

“A Comissão das Confissões Religiosas deseja que a presença de várias confissões na rádio pública seja, nesta nova grelha, uma ocasião efetiva de diálogo inter-religioso, não só possível pela participação de várias comunidades religiosas, mas sobretudo pelo exercício concreto de partilha de pontos de vista sobre a construção do bem comum”, a firma a CTECR na informação enviada à Agência Ecclesia.

No início desta semana, a Antena 1 iniciou uma nova grelha de programação, que altera o horário de emissão dos programas das confissões religiosas; desde o dia 14 de fevereiro, o programa “A Fé dos Homens” é emitido em três tempos semanais de 45 minutos cada: à quinta-feira, após o noticiário das 00h00, e ao sábado e domingo, após o noticiário das 06h00.

De acordo com o comunicado, o programa da primeira quinta-feira de cada mês “não será dividido entre várias confissões, mas terá a participação de todas”.

“Será um programa de ‘Diálogos’: em cada programa, cinco confissões encontram-se para conversar, nos 45 minutos, e partilhar pontos de vista sobre a comum Humanidade que sempre se liga à transcendência”, refere a CTECR.

A Lei de Liberdade Religiosa indica que “nos serviços públicos de televisão e de radiodifusão é garantido às igrejas e demais comunidades religiosas inscritas, por si, através da respetiva organização representativa, ou conjuntamente, quando preferirem participar como se fossem uma única confissão, um tempo de emissão, fixado globalmente para todas, para prossecução dos seus fins religiosos”.

A atribuição e distribuição do tempo de emissão “é feita tendo em conta a representatividade das respetivas confissões e o princípio da tolerância, por meio de acordos entre a Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas e as empresas titulares dos serviços públicos de televisão e de radiodifusão”, acrescenta o artigo 25 da Lei de Liberdade Religiosa.

Para além do programa na primeira quinta-feira de cada mês, de diálogo entre as confissões religiosas, “os conteúdos dos restantes programas de quinta-feira e os de sábado e domingo, são distribuídos pelas várias confissões religiosas: 32 minutos são da responsabilidade editorial da Igreja Católica (Programa Ecclesia) e 13 minutos das outras confissões religiosas (à quinta-feira, os 13 minutos são divididos em dois tempo iguais para duas confissões)”.

A Comissão do Tempo de Emissão das Confissões Religiosas refere também que a aposta no diálogo inter-religioso no programa “A Fé dos Homens” emitido na Antena 1 acontece quando se assinalam 25 anos deste projeto, primeiro na televisão, onde o programa é emitido desde o dia 15 de setembro de 1997, na RTP2, tendo iniciado na rádio pública há 12 anos, no dia 1 de novembro de 2009.

PR

Media: Espaço «Fé dos Homens» potencia cultura de diálogo entre religiões e valoriza «exemplo» português

Partilhar:
Share