A alegria da música cristã subiu ao palco

4ª edição do festival Jota reafirma que o «rumo certo é aqui»

A primeira noite do Festival Jota 2010 ficou marcada pela animação da juventude e pela alegria das bandas que passaram pelo palco.

A banda Jovens em Movimento foi a primeira a pisar o palco Jota. No ano passado tinha sido a vencedora do palco revelação. Nesta edição do Jota “o orgulho de estar em palco é grande…”, como aproveitaram para frisar. Num estilo de música leve, este grupo católico incitou os jovens a «brilharem na fé», como dizia a letra do tema “Nasce e brilha como sol”, do início desta banda da diocese de Aveiro.

A animação dos jovens que chegavam ao recinto ia enchendo a noite fria na Praia Fluvial do Taboão quando o grupo espanhol “La Voz del Desierto” entrou em palco. A banda repetente neste festival, constituída por padres, seminaristas e leigos, levou ao rubro a plateia com o seu rock cristão. De braços no ar e batendo palmas a juventude acompanhava temas como Absalon.

«Para dar é preciso abrir a mão…» era a frase que dava entrada à Banda Jota, a banda residente. Mesmo com a baixa de uma vocalista a Banda do Padre Jorge Castela levou ao rubro a juventude presente. Entoando músicas maioritariamente do cd “Obrigatório Ser”, este terceiro grupo da noite conseguiu colocar a malta mais nova a colocar os “braços no ar” numa grande agitação, a gritar “Jesus”, gritando e pulando, mas também provocar momentos de calma como aconteceu com o tema “o cireneu”.

Voz de Júbilo subiu ao palco jota fora de horas mas conseguindo um público fiel que acompanhava o grupo entre pipocas, cachorros e goles de uma qualquer bebida que a hora exigia.

A primeira noite de música do Festival Jota terminou com a actuação do grupo lisboeta Laetare que encanta com a voz da vocalista Clara. Com um estilo de balada cristã este grupo lançou o seu primeiro CD, «Ao teu sopro», cujas músicas foram apresentadas pela primeira vez nesta noite.

Com alguns jovens a entrarem na Cristroteca, tenda de música electrónica, e outros a recolher ao local de acampamento termina este serão do Festival Jota.

O dia de sábado, 24 de Julho, promete momento de formação, com fóruns e workshops, culminando com uma noite de concertos com os Anima Christi, Raffaele Giacopuzzi, Coração Profético, João Pedro Neves e Brotes de Olivo.  

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top