Igreja/Portugal: Jesuítas lançam novo projeto para que internet também seja espaço de «boa conversa»

Cardeal-patriarca e presidente da República deixaram mensagens de incentivo ao «Ponto SJ»

 

Lisboa, 22 fev 2018 (Ecclesia) – Os jesuítas em Portugal vão lançar esta sexta-feira um novo projeto editorial, o portal ‘Ponto SJ’, com propostas de reflexão sobre temas da atualidade, procurando que a internet também seja “capaz de gerar boa conversa”.

“O Pontos SJ quer trazer ao espaço público português um clima temperado, em que se possa conversar e em que as pessoas, a partir das propostas de reflexão e opinião que vamos lançando, possam colocar-se no lugar do outro”, afirma o padre José Maria Brito, diretor do Ponto SJ, em entrevista à Agência ECCLESIA.

O portal apresenta-se como um espaço aberto, procurando retratar a diversidade e pluralidade na Igreja Católica, perante um espaço público “também plural”.

Fé, Política, Educação, Justiça e Cultura são os temas centrais, com propostas que visam contrariar a “tribalização” do espaço público.

O portal vai ser lançado publicamente às 18h00 de sexta-feira, no Café-Teatro da Comuna, em Lisboa, num evento que contará com dois “encontros improváveis”: entre o cronista João Miguel Tavares e o jesuíta Francisco Mota; e entre a eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, e a irmã Júlia Bacelar, que trabalha com mulheres em extrema vulnerabilidade.

O ‘Ponto SJ’ assume o objetivo de “fazer a ponte com esferas e grupos diferentes e mais distantes da sociedade”.

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, deixou uma mensagem de incentivo ao projeto, mostrando-se “convicto de que a presença cristã nos media é essencial e oportuna”.

“Essencial, porque dizer cristianismo é dizer comunicação. Somos a religião do Verbo Incarnado, pensamento comunicado, palavra em realização – performatizada, como dizia o Papa Ratzinger. Comunicação é diálogo, como hoje consegue ser e como sempre dever ser. Palavra dita e palavra escutada, reciprocamente acontecida”, assinala o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

Também o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem ao Ponto SJ.

“Numa época em que «espaço público» se tornou sinónimo de tribalismo e de acrimónia, um portal digital como o Ponto SJ tem como saudável propósito o diálogo. Diálogo sobre a política, a fé, a justiça, a cultura, a educação e outros temas mais, com intervenientes qualificados e num «clima temperado». Que os séculos de sabedoria e a ousadia do novo encontrem no Ponto SJ o seu porto de abrigo, são os meus votos”, escreveu o chefe de Estado.

O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. João Lavrador, saudou, por sua vez, “o dinamismo” que se pretender dar ao projeto, “como resposta aos grandes desafios que são lançados à comunicação e sobretudo no domínio da Evangelização”.

“Estão bem delineados os objectivos que poderão ajudar e enriquecer muito a comunicação social na sociedade e na Igreja, nomeadamente oferecendo, em diálogo construtivo, o pensamento do humanismo cristão. Bem-hajam. Faço votos que as bênçãos de Deus permeiem este projecto de sucesso para bem da comunicação social assente na verdade”, deseja o bispo de Angra.

O portal vai apresentar um conjunto de textos de opinião sobre temas da atualidade, com o contributo de diversos cronistas, entre os quais Guilherme de Oliveira Martins, Joaquim de Azevedo, Clara Almeida Santos, Carla Quevedo, Jacinto Lucas Pires, Joana Rigato, Alfredo Teixeira, padre Gonçalo Portocarrero, padre Nuno Amador e irmã Irene Guia.

Entre os colaboradores estão também vários jesuítas, como Nuno Tovar de Lemos, Francisco Mota, Bruno Nobre ou Andreas Lind.

O projeto editorial inclui uma componente informativa, divulgando as diferentes propostas feitas pelas instituições da Companhia de Jesus.

O ‘Ponto SJ’ vai trazer ainda, aos domingos, uma reflexão da Escola Bíblica e Arqueológica de Jerusalém, ligada aos Dominicanos, para ajudar a compreender a “riqueza do texto bíblico”.

O portal www.pontosj.pt vai estar disponível a partir da manhã do dia 23.

HM/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR