Bragança, 20 abr 2017 (Ecclesia) – A União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Distrito de Bragança (UIPSSDB) promove hoje uma formação para cuidadores e familiares de doentes em cuidados paliativos, na Fundação Betânia.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa que na formação vão ser abordados temas como os princípios básicos dos paliativos e o controlo dos sintomas.
Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, clero, e psicólogos, na formação para cuidadores e familiares de doentes em cuidados paliativos vão também falar das necessidades espirituais em fim de vida e o luto, entre outras abordagens específicas no tratamento ao paciente.
Segundo o programa, o encontro tem início às 08h30 e termina às 18h00, sendo que a parte da manhã será teórica e no período da tarde está prevista uma “gincana” com bancas práticas de cuidados específicos.
A formação para cuidadores e familiares de doentes em cuidados paliativos resulta de uma parceria entre a UIPSSDB e a Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos da Terra Fria e realiza-se na Fundação Betânia, em Bragança.
CB