Igreja/Jovens: «Eu não falo aos meus amigos da universidade de Deus. Falo a Deus dos meus amigos da universidade» – Carlota Cumella

Simpósio da CCEE debate acompanhamento juvenil

Paulo Rocha, enviado da Agência ECCLESIA a Barcelona

Barcelona, Espanha, 29 mar 2017 (Ecclesia) –  Carlota Cumella, jovem de uma paróquia de Barcelona, disse aos representantes de 37 conferências episcopais da Europa que Igreja não deve chegar aos jovens e dizer “isto é a Igreja”, mas dizer a ela mesma “estes são os jovens”.

“Eu não falo aos meus amigos da universidade de Deus. Falo a Deus dos meus amigos da universidade. Porque quem vai fazer o trabalho é Ele”, disse a Carlota Cumella à Agência ECCLESIA, no Simpósio do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

O CCEE promove, em parceria com a Conferência Episcopal Espanhola e o Arcebispado de Barcelona, um simpósio sobre o tema ‘Acompanhar os jovens a responder livremente ao chamamento de Cristo’, no âmbito da preparação do Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que vai decorrer no Vaticano em 2018

Num painel sobre “os jovens e o acompanhamento hoje”, Carlota Cumella apresentou o seu testemunho crente, marcado pela participação na Jornada Mundial da Juventude, em Madrid, em 2011.

Para Carlota Cumella, a Igreja “é pouco jovem” e tem de ter presente que a melhor forma de fazer chegar uma mensagem aos jovens “é por outro jovem”.

“Eu não preciso que alguém me faça um discurso de meia hora sobre a Santíssima Trindade, mas que me diga, depois de passar a noite a estudar e desistir do exame pela manhã, ‘não há problema, porque Deus quer-te’”, referiu.

A conferencista no simpósio do CCEE espera que o Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, em 2018, seja uma ocasião de “mudança de mentalidade na Igreja” e uma ocasião que mostre aos jovens que eles “são importantes para a Igreja”.

“Para um jovem é muito importante saber que a Igreja, o Papa está a organizar um sínodo para falar dos jovens. Creio que isso vai revolucionar muito os jovens e deveria revolucionar também muito a Igreja”, afirmou Carlota Cumella.

O simpósio promovido pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) reúne 275 representantes dos episcopados europeus do setor da catequese, escola, universidade, pastoral juvenil e pastoral vocacional.

PR

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR