Fátima: Visita do Papa vai aproximar santuário e Mensagem de «franjas menos sensíveis» à religião

Reitor do santuário mariano destaca que espaço é procurado também pelas dimensões estéticas

Fátima, 11 mar 2017 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima acredita que a visita do Papa Francisco vai trazer "uma nova perspetiva" sobre a Mensagem e sobre o santuário às pessoas mais afastadas da Igreja.

"Não tenho dúvidas que a presença do Papa e, concretamente, a presença do Papa Francisco, pode ajudar as pessoas que habitualmente não olhavam para Fátima a olhar com uma nova perspectiva para a mensagem e para o santuário", afirmou o padre Carlos Cabecinhas à Agência ECCLESIA.

A dois meses da chegada do Papa Francisco a Portugal, o Santuário desenvolve esforços de preparação para o acolhimento de todos os que pretendem participar na peregrinação internacional aniversária de maio, nos dias 12 e 13.

O responsável sustenta a procura de "muitas outras pessoas" de outras confissões cristãs e religiões que não deixavam de visitar Fátima.

"Há todo um público menos vinculado ao fenómeno religioso que nos últimos tempos tem procurado Fátima, sobretudo pela via cultural. Penso que a vinda do Papa pode potenciar esta aproximação entre Fátima e as franjas menos sensíveis à temática da mensagem deste lugar".

O padre Carlos Cabecinhas reconhece uma certa "resistência a Fátima", do ponto de vista "intelectual e cultural", área em que têm investido.

"Temos procurado que a nossa reflexão procure atingir outras dimensões que habitualmente não estão contempladas. Temos procurado alargar o nosso horizonte e procurado que Fátima tenha essa vertente cultural que habitualmente era menos valorizada".

O reitor do santuário mariano destaca a iconografia como um elo estético e espiritual.

"Há toda a importância iconográfica e simbolismo ligado ao que bebemos e experimentamos do ponto de vista estético, também porque é significativo na dimensão cultural como também popular".

A entrevista ao reitor do Santuário de Fátima vai ser publicada ao longo da semana, inserindo-se no trabalho que a Agência ECCLESIA está a realizar em torno da visita do Papa Francisco a Fátima, para presidir à celebração da peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio.

HM/LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top