Francisco: Papa escreve ao bispo de Angra declinando convite para visita

D. João Lavrador assinala forte espiritualidade mariana nos Açores

Angra, 11 mar 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco escreveu ao bispo de Angra declinando o convite para se deslocar aos Açores durante a visita que fará a Portugal para estar presente em maio, na celebração da peregrinação do 12 e 13, em Fátima.

“O Papa teve a delicadeza de responder por escrito ao nosso convite dizendo que tinha pena mas não podia ir mesmo aos Açores, mas que deixava um convite a todos os que pudessem que estivessem unidos a ele em Fátima para rezarem juntos” esclareceu D. João Lavrador, que nos próximos dias 12 e 13 de maio estará na Cova da Iria para celebrar o Centenário das Aparições.

O convite ao Papa Francisco foi feito por D. António Sousa Braga, atual bispo emérito de Angra em 2015, quando ainda era prelado titular da diocese insular.

O anúncio da missiva foi feito por D. João Lavrador numa entrevista ao Igreja Açores, que vai ser divulgada este domingo, depois do meio dia no Rádio Clube de Angra e na Antena 1 Açores.

O bispo de Angra lembra que este ano não está prevista qualquer peregrinação diocesana a Fátima mas está convencido de que “serão muitos os grupos que irão estar na Cova da Iria” e por isso seria bom que se “fizessem anunciar”.

“A religiosidade açoriana seja de tipo cristológico seja  pneumatológico, ligado ao Espirito Santo, tudo se conjuga e tem subjacente uma ideia mariana” refere D. João Lavrador dizendo que o terço é a oração que açorianos mais rezam.

“Desde os Romeiros aos tríduos preparatórios das grandes festas, o terço, o rosário é sempre um dos elementos presentes” refere.

“A oração que os açorianos mais rezam é a do rosário, seja no Santo Cristo, seja nos romeiros, seja numa peregrinação ou numa vígilia, é sempre o terço que está na base da oração dos açorianos” conclui o prelado lembrando que é também por isso que se refere sempre a Nossa Senhora como “mãe e rainha dos Açores”.

O Papa Francisco estará em Fátima nos próximos dias 12 e 13 de maio para presidir à Peregrinação Internacional de Maio com o tema «Com Maria, peregrino na esperança e da Paz».

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top