Portugal: 25 anos da Rede Europeia Anti-Pobreza retratados em livro

Publicação da autoria do professor Gaspar Martins Pereira é apresentada esta tarde na Universidade do Porto

Lisboa, 15 dez 2016 (Ecclesia) – A Rede Europeia Anti-Pobreza assinala 25 anos de atividade em Portugal, e nesse contexto vai ser lançado hoje na Universidade do Porto um livro sobre a história desta organização, da autoria do professor Gaspar Martins Pereira.

O presidente da EAPN – Portugal, padre Jardim Moreira, destaca em comunicado enviado à Agência ECCLESIA que esta obra “é também uma homenagem e uma forma de agradecimento a todos aqueles que quotidianamente e com enorme perseverança contribuíram e contribuem para o sucesso” da missão que a rede anti-pobreza tem tido em mãos.

Uma organização que sempre pretendeu “ser independente, pluralista” e estar “voltada para a defesa dos direitos de cidadania e dos direitos dos mais vulneráveis”.

Que “atuando no espaço público” procurou ao longo dos anos ir “construíndo redes de solidariedade, numa perspetiva progressista e de desenvolvimento humano”, escreve o sacerdote no prefácio da obra.

Intitulado “25 anos a construir caminhos para a erradicação da pobreza”, o livro sobre a história da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal tem apresentação marcada para esta tarde às 17h00, no Salão Nobre da reitoria da Universidade do Porto.

O programa de comemorações, que contará com a presença de Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, prevê também a abertura da exposição de fotografia Weltschmerz, de Sérgio Aires.

20 fotografias que mostram a “dor no mundo”, a “tristeza sentida face ao estado de imperfeição do mundo, especialmente em relação ao comportamento dos seres humanos”.

Uma mostra que dá corpo também às realidades difíceis, de pobreza, de precariedade, de exclusão social, a que a EAPN – Portugal tem procurado atender e que estará disponível até dia 20 de janeiro de 2017, na reitoria da Universidade do Porto.

O padre Jardim Moreira espera que este dia seja uma forma de homenagear quem faz da luta contra a pobreza uma missão de todos os dias.

“É impossível invocá-los a todos. Por isso mesmo apenas podemos agradecer sem exceções a todos o esforço, o apoio e o compromisso que demonstraram”, conclui.

A EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza/Portugal é uma instituição de solidariedade social de âmbito nacional, constituída par mais de 1000 instituições e pessoas em nome individual, e integra o European Anti-Poverty Network, uma organização europeia composta por 31 sedes nacionais e 18 organizações europeias.

Em 2010, a organização foi distinguida pelo seu trabalho pela Assembleia da República com o Prémio dos Direitos Humanos.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR