Faro, 15 dez 2016 (Ecclesia) – O ex-presidente do Conselho Regional de Faro da Ordem dos Advogados Valério Bexiga apresenta hoje o seu livro ‘Processo Judicial de Jesus Nazareno – Reforma de Autos’, pelas 18h00, na sede do referido conselho regional.
Numa informação enviada à Agência ECCLESIA, o jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve, explica que a nova obra contém um “estudo exaustivo” sobre todas as perspetivas históricas e documentais sobre as “circunstâncias históricas que envolveram o processo de Cristo”.
‘Processo Judicial de Jesus Nazareno – Reforma de Autos’, do advogado aposentado Valério Bexiga foi publicado em outubro pela Juruá Editora, do Brasil.
Com 1256 páginas o livro, “em português lusitano”, detém-se na “enumeração e exegese das fontes históricas”, a começar pelas referentes à “própria existência e qualificação” de Jesus de Nazaré.
A publicação do ex-presidente do Conselho Regional de Faro da Ordem dos Advogados apresenta também um estudo técnico-jurídico dos ramos de Direito Penal, Processo Penal e Organização Judiciária das Ordens Jurídicas hebraica e romana, vigentes na Província da Judeia na primeira metade do século I.
A Diocese do Algarve adianta que o autor de 79 anos pretende “o apuramento dos factos, alegadamente criminosos, de Jesus” e respetiva subsunção jurídica, que constituíram a fundamentação de facto e de direito da “sentença” condenatória de Pilatos.
CB