Madeira: Natal começa com «Missas do Parto»

Novena de preparação segue tradições que remontam à povoação do arquipélago

Funchal, Madeira, 15 dez 2016 (Ecclesia) – As comunidades católicas na Madeira começam entre hoje e amanhã a celebrar as tradicionais ‘Missas do Parto’, novena de preparação para o Natal que decorrem habitualmente ao fim da madrugada.

A Diocese do Funchal publicou um guião com sugestões para as homilias das celebrações de 2016, com o tema ‘Maria, Tabernáculo do Espírito Santo’.

O Secretariado Diocesano de Pastoral do Funchal disponibilizou as temáticas e a sugestão de homilias para as Missas do Parto que terminam no amanhecer do dia 24 de dezembro, véspera de Natal.

O guião sugerido pretende “propor um fio condutor” que os sacerdotes podem reformular, acrescentar e adaptar “às suas realidades pastorais”, tendo presente as “diferentes assembleias” que vão participar no novenário de preparação para o Natal.

As chamadas ‘Missas do Parto’ são uma tradição particular do Arquipélago da Madeira, um momento exclusivo para cantar versos populares, em honra da Virgem Maria e do Menino Jesus, alguns dos quais remontam aos primeiros povoadores do arquipélago.

Outro fenómeno que alimenta a tradição é a mesma estrutura da novena, com a invocação ao Espírito Santo, o canto da Ladainha, o retrato da Senhora e a missa, onde também são entoadas loas à Virgem, ao seu parto e à alegria do nascimento de Jesus.

Os cânticos permanecem os mesmos de pelo menos há um século, feitos em verso.

O Secretariado Diocesano de Pastoral recorda que o guião das Missas do Parto surgiu num contexto “de ajuda de necessidade e de comunhão”, há duas décadas, e sublinha que “não tem qualquer pretensão de substituir” o trabalho de todos os sacerdotes na sua preparação das homilias para essas celebrações.

O comunicado final do último Conselho Presbiteral destacou que as Eucaristias matinais são “um dos elementos fundamentais da matriz cristã católica da diocese”.

No final do guião, com a imagem de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Sé do Funchal, apresenta-se o tradicional canto “Virgem do Parto, Ó Maria,/ Senhora da Conceição/ Dai-nos as festas felizes/ A paz e a salvação.”

O esquema disponível no sítio online da Diocese do Funchal foi preparado pelo pároco da Sé do Funchal, cónego Victor dos Reis, a partir da temática do atual ano pastoral ‘Viver em Igreja alegria de ser cristão’, tendo também presente os 500 anos da Dedicação da catedral em 2017.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR