Lisboa: Acolhimento, missão e família são as prioridades do Sínodo Diocesano

Assembleia conclusiva decorre de 30 novembro a 04 de dezembro

Lisboa, 11 nov 2016 (Ecclesia) – O secretário da Assembleia Conclusiva do Sínodo Diocesano de Lisboa, padre Rui Pedro Carvalho, afirmou que o acolhimento, a missão e a família vão ser as áreas centrais na reflexão dos quatro dias.

“Acho que o cardeal-patriarca marcou logo de início duas áreas: o acolhimento, para chegar a todos, mas também aos que nos procuram, tendo um rosto cada vez mais familiar para que todos se sintam na Igreja como em casa”.

“O outro tópico é a missão, 'o sonho missionário de chegar a todos', como diz o subtítulo, esta reflexão que temos feito sobre a questão da família, numa pastoral mais estruturada que prepare bem para o matrimónio e fale da beleza do projeto de família e pensar a pastoral em chave familiar”, disse em declarações à Agência ECCLESIA.

documento de trabalho para esta Assembleia foi estudado pelos 140 membros convocados para a Assembleia Sinodal e elaborada depois uma segunda redação, dividido em três partes, para que espelhe todas as dimensões da vida da Igreja de Lisboa.

“A primeira parte para olhar para o mundo, procuram-se critérios de ação pastoral e o que se vai desenvolver; depois o agir e pensar/ver a dimensão mais profética, de catequese e anúncio; e depois a parte celebrativa e mais real de pastoral”, indica.

O documento inclui mais de 60 números que resultam de uma seleção do trabalho e da reflexão feita pelos mais de mil grupos que participaram nestes dois anos de caminhada sinodal.

O padre Rui Pedro Carvalho aponta ainda que a diocese tem duas realidades distintas, uma “citadina e urbana”, que precisa de intervenção, e outra realidade é “mais rural”.

“Há ainda uma outra realidade que se pode considerar o termo e onde pode estar o maior número de fiéis da nossa diocese; além disso não queremos esquecer aqueles que estão fora, que é a prioridade do nosso sonho de chegar a todos”, acrescenta o secretário da Assembleia Conclusiva do Sínodo Diocesano de Lisboa.

O Sínodo Diocesano tem a sua abertura marcado para a Sé de Lisboa, a 27 de novembro, domingo, pelas 16h00, e os trabalhos da assembleia sinodal vão decorrer no Centro Diocesano de Espiritualidade, no Turcifal, de 30 de novembro a 04 de dezembro.

O encerramento oficial acontece no dia 08 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, e coincide com as ordenações diaconais no Patriarcado de Lisboa.

SN

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR