Lisboa: 2 mil jovens católicos na rua para o «YOUCATday»

Encontro Diocesano de Adolescentes analisa vivência da Doutrina Social da Igreja

Lisboa, 08 nov 2016 (Ecclesia) – O setor da Catequese do Patriarcado de Lisboa promove hoje um encontro diocesano de adolescentes – do 7.º ao 10.º Ano um ‘YOUCATday’, em parceria com a Paulus Editora.

A iniciativa deve reunir cerca de 2 mil jovens e 500 catequistas da adolescência, partindo "do manual que explica a fé aos mais jovens" e que foi entregue, pela primeira vez no decurso das Jornadas Mundiais da Juventude 2011 a pedido do Papa Bento XVI.

“Este dia tem como objetivo aproximar os adolescentes aos vários conteúdos do DOCAT – Catecismo de Doutrina Social da Igreja para jovens – numa caminhada física mas sobretudo interior que os motive a agirem com justiça no mundo do qual fazem parte”, explica o diretor Setor da Catequese de Lisboa (SCL).

Segundo o padre Tiago Neto a aproximação aos conteúdos do DOCAT vai ser feita de forma prática “propondo aos adolescentes caminhos para agir na vida social e intervir no espaço público” através, por exemplo, de 10 workshops em diversas igreja com testemunhos pessoais e de instituições católicas.

O SCL, na sua página na internet, explica que os adolescentes do 7.º ao 10.º ano vão conhecer vários testemunhos e contactar com diversas entidades da cidade de Lisboa que trabalham todos os dias “pela dignidade da pessoa humana, pelo bem comum, pela subsidiariedade e em solidariedade”, ou seja, os quatro princípios base da Doutrina Social da Igreja (DSI).

O encontro está agendado para dia 19 de novembro e o ponto de encontro começou com o acolhimento na igreja de São Domingos, perto do Rossio, em Lisboa.

Como preparação o Setor da Catequese do Patriarcado desafia os participantes a criarem uma atividade de evangelização de rua com frases do DOCAT que selecionou com o objetivo de “interpelar quem passa, por isso, a criatividade não tem limites”.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top