Guarda: Exposição no Museu do Sabugal alerta para património em risco

Iniciativa da diocese em parceria com a autarquia local quer valorizar paróquias através das suas obras de arte

Guarda, 07 nov 2016 (Ecclesia) – O Departamento do Património Cultural (DPC) da Diocese da Guarda inaugura esta quinta-feira no Sabugal a exposição temporária “Grande são as obras do Senhor”, com 54 peças de arte sacra de todas as paróquias do concelho.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a coordenadora do DPC explica que “as peças expostas são uma pequena parte de um espólio extraordinariamente mais rico, fruto da devoção, do empenho e trabalho de todos quantos habitaram estas terras”.

“O alerta sobre a sua importância e necessidade de conservação é sem dúvida o primeiro objetivo desta mostra, que esperamos seja um momento de reflexão sobre o destino deste património e a sua nem sempre fácil dupla função, de memória histórica que sem dúvida é, e de instrumento de fé, que continua a ser”, pode ler-se.

Já o Município do Sabugal sublinha, em comunicado, que vão ser apresentadas "peças utilizadas na liturgia e nas demonstrações de devoção popular das gentes do concelho, algumas das quais com séculos de existência e todas com elevado valor afetivo".

"Esta exposição constitui uma valorização da nossa cultura e da nossa história, que não seria possível sem a concretização do inventário exaustivo realizado pela Diocese da Guarda", acrescenta a nota.

Entre os elementos do espólio, que integra os arciprestados do Sabugal e do Rochoso, estão um missal romano do século XVII e 20 esculturas de temática mariana e hagiográfica, datas entre os séculos XV e XX.

Também 17 peças de ourivesaria (coroa, pendente, cálice, galhetas, píxides, custódias, porta-viático, relicário, naveta, turíbulo, caldeirinha de água benta, cruz processional) e 16 peças de têxteis (toalha de altar e um conjunto completo de paramentos) do século XIX.

A exposição vai abrir no dia 10 de novembro e poderá ser visitada até 8 de janeiro de 2017, com entrada livre, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal.

Os horários são: terça-feira a domingo das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, sendo que o museu encerra nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

JCP/OC