México: Papa Francisco solidário com vítimas de furacão

Cidade do Vaticano, 09 ago 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco manifestou “carinho ao querido povo mexicano”, num telegrama enviado à Conferência Episcopal Mexicana após a passagem da tempestade tropical Earl, que vitimou 45 pessoas e fez centenas de desalojados.

Numa notícia divulgada hoje, o portal do Vaticano News.va acrescenta que Francisco oferece a sua "proximidade" na oração a "todos aqueles que perderam a vida" e também "às famílias e sobreviventes”.

“Ao mesmo tempo, o Papa argentino pede ao Senhor que ampare as autoridades e o povo do México e desperte em todos a solidariedade”, lê-se ainda na mensagem enviada pelo secretário de Estado do Vaticano, D. Pietro Parolin.

A notícia informa que equipas de soldados e socorristas, acompanhados de unidades caninas, continuam à procura de vítimas na sequência dos deslizamentos de terras e desabamentos, “especialmente na área mais afetada, a serra norte do Estado de Puebla”.

Segundo as autoridades locais, cerca de 500 famílias foram evacuadas e levadas para abrigos onde fizeram exames médicos para despistar “surtos epidemiológicos”.

O portal ‘News.Va’ dá conta também que a tempestade tropical Earl atingiu as montanhas de Coscomatepec, Tequila e Huayacocotla, no Estado de Veracruz, onde se registaram 13 mortos, e “mais de 11 mil pessoas foram afetadas e 2262 casas danificadas”.

Esta tempestade tropical foi a mais mortífera no país nos últimos três anos, assinalou a proteção civil mexicana numa conferência de imprensa esta segunda-feira à noite.

O México está a preparar-se para a tempestade tropical ‘Javier’ que deve chegar hoje a terra; de recordar que em setembro de 2013, situação idêntica – a passagem simultânea de dois furacões – causou 157 mortos.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top