Coimbra: Santa Isabel é exemplo de «inquietação» perante sofrimento alheio

Núncio apostólico presidiu à Missa da solenidade litúrgica, na igreja de Santa-Clara-a-Nova

Coimbra, 5 jul 2016 (Ecclesia) – O núncio apostólico em Portugal presidiu em Coimbra à Missa da solenidade litúrgica de Santa Isabel de Portugal (1271-1336), apresentando a figura da Rainha Santa como exemplo de “inquietação” perante o sofrimento do próximo.

“A indiferença nunca endureceu o coração de Santa Isabel e nunca se instalou na sua vida”, disse D. Rino Passigato, na homilia da celebração a que presidiu na igreja de Santa-Clara-a-Nova.

Na intervenção, enviada hoje à Agência ECCLESIA, o representante diplomático do Papa evocou os 500 anos da beatificação da Rainha Santa Isabel, “padroeira e protetora” da cidade de Coimbra, onde se encontra o seu túmulo, celebrados em pleno Jubileu Extraordinário da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco.

Santa Isabel, assinalou, “praticou em alto grau as Obras de Misericórdia”, pelo que “o nome e a ação da Rainha Santa andam para sempre a elas associados, perdurando na memória das gerações que lhe sucederam”.

D. Rino Passigato recordou a “missão religiosa, política, social e humana de primeira grandeza” que D. Isabel de Aragão desempenhou em Portugal, uma ação particularmente marcada pela “caridade para com os desventurados” e a procura da paz.

A homilia sublinhou, por isso, a preocupação que acompanhou os últimos dias da vida de Santa Isabel na mediação do conflito entre D. Afonso IV de Portugal e D. Afonso XI de Castela, tendo conseguido

“A vida da Rainha Santa Isabel extinguiu-se depois de tanto esforço e sacrifício”, observou D. Rino Passigato.

A cidade de Coimbra está a celebrar até 13 de julho as festas da Rainha Santa, no jubileu do V centenário da beatificação de D. Isabel de Aragão.

O Semanário ECCLESIA apresenta na sua mais recente edição um dossier dedicado a estas celebrações, com a colaboração da Confraria da Rainha Santa Isabel.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top