Multimédia: Qual o valor teológico dos meios de comunicação social?

Na continuação do artigo da passada semana, iremos observar um pouco mais aquilo que o magistério da Igreja tem escrito sobre as novas tecnologias.

“A comunicação entre Deus e a humanidade alcançou a sua perfeição no Deus que se fez homem”. Esse acto de amor da revelação de Deus, juntamente com a adesão e resposta de fé da humanidade gerou um diálogo profundo. Conforme os discípulos pediram “ensina-nos a rezar” (Lc 11, 1), podemos hoje “pedir ao Senhor ensina-nos a comunicar com Deus e com os homens através dos maravilhosos meios de comunicação social”. Os meios de comunicação são uma das melhores maneiras de “alcançar os homens em todas as suas latitudes, superando as barreiras do tempo, do espaço e da língua, possibilitando a formulação nas diversas modalidades existentes na actualidade os conteúdos da fé e os mistérios de Deus revelados plenamente por Jesus Cristo”. Se olharmos para o exemplo de Jesus, verificamos que o legado por Ele deixado é riquíssimo do ponto de vista da comunicação, dado que “Ele explica as Escrituras, exprime-se em parábolas, dialoga na intimidade das casas, fala nas praças, ao longo dos caminhos, nas margens do lago, nos cimos dos montes” e estimula-nos a imitá-lo: “O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido, proclamai-o sobre os telhados" (Mt 10, 27). Existe, por fim, um momento em que a comunicação se faz comunhão plena: é o encontro eucarístico. Reconhecendo Jesus Cristo ao “partir do pão” os discípulos sentem-se interpelados e estimulados a anunciar a Sua Páscoa e a tornarem-se testemunhas corajosas e alegres do seu Reino (cf. Lc 24, 30-35). Podemos afirmar que “graças à redenção, a capacidade comunicativa é revitalizada e é-lhes dado um novo alento, porque o encontro com o Ressuscitado constitui-os novas criaturas, introduzindo-os agora na nova vida íntima da Trindade Santa, que é um ato de comunicação contínua e constante do amor perfeito e infinito entre Pai, Filho e Espírito Santo”. A Igreja deve assumir “as oportunidades oferecidas pelos instrumentos da comunicação social dados providencialmente por Deus nos dias de hoje para aumentar a comunicação e tornar o anúncio da Boa Nova da salvação mais claro e incisivo”.

Concluindo, se os meios de comunicação social forem usados pelos crentes com a força da fé à luz do Espírito Santo, podem contribuir para facilitar a difusão do Evangelho e aumentar os vínculos de comunhão entre as diferentes comunidades, dando assim resposta ao mandamento do Senhor “Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura" (Mc 16, 15).

 

Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top