Guarda: Bispo incentiva à vivência do Tríduo Pascal

Guarda, 17 mar 2016 (Ecclesia) – O bispo da Guarda convidou os católicos da diocese a preparar a "celebração mais densa do núcleo da fé cristã" a partir deste domingo (de Ramos) e ao longo da Semana Santa, que termina com o Tríduo Pascal.

“Procuremos criar todas as condições, interiores e exteriores, incluindo a organização do nosso tempo, para que o Tríduo Pascal seja, de verdade, a grande experiência da Fé”, escreve D. Manuel Felício.

Numa mensagem enviada à Agência Ecclesia, o prelado sublinha que o Tríduo Pascal é a “grande oportunidade” que Deus dá para “viver a fé e experimentar a Sua força” na vida de cada um e na vida do mundo.

“E vamos aproveitá-la”, refere o bispo da Guarda.

D. Manuel Felício relembrou que este domingo começa a Semana Santa, que termina com o Tríduo Pascal, e explicou o que se vive e celebra entre a próxima Quinta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa.

“Na Quinta-Feira Santa comemoramos a instituição da Eucaristia, evocando a Última Ceia de Jesus com os discípulos; Na Sexta-Feira Santa celebramos a Morte de Cristo, sem a Eucaristia, mas comungando o corpo de Cristo”, desenvolveu, observando que o relato da Paixão “é o momento mais denso que conduz ao mistério da morte de Cristo”.

Depois do tempo de silêncio e meditação, “diante do sepulcro de Cristo”, do Sábado Santo, a Vigília Pascal é o “centro de todo o ano litúrgico”, destaca o bispo da Diocese da Guarda.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR