Guarda, 10 mar 2016 (Ecclesia) – Diversas instituições religiosas e civis no Concelho da Guarda promovem um roteiro que celebra a Semana Santa com iniciativas culturais e de fé como procissões, exposições, teatro comunitário, música e tertúlias, entre 13 e 26 de março.
As manifestações religiosas e culturais da Semana Santa, segundo o Município da Guarda, são um “fator de coesão social e preservação da identidade local, principalmente no meio rural”, e a edilidade local revela-se “consciente” dessa importância.
O programa da Semana Santa no Concelho da Guarda começa com a ‘Procissão dos Passos’, este domingo, a partir das 16h00, na igreja da Misericórdia da Guarda.
Depois, a exposição ‘Cruxifixus Fidei – Signos de Fé Interior’, é uma proto-instalação que vai ser é inaugurada a 17 de marco na Galeria do Paço da Cultura na Guarda, e pode ser visitada até 16 de abril.
A igreja da Misericórdia da Guarda vai acolher também a Procissão de Domingo de Ramos, a partir das 11h00, do dia 20, e o ‘Enterro do Senhor’, às 21h00, de 25 de março.
O concerto de Páscoa é da responsabilidade do Orfeão do Centro Cultural da Guarda e tem lugar na Sexta-feira Santa, dia 25 de março, pelas 21h30 na igreja Matriz de Pousade.
No dia seguinte, destaca-se do programa da Semana Santa da Guarda a encenação do ‘Drama da Paixão de Cristo’, no Anfiteatro de Pousade, às 21h00, recreada pelos habitantes dessa freguesia, “após alguns anos de interregno”.
“Em tempos repetia-se todos os anos e conta tradicionalmente com a participação de dezenas de habitantes desta localidade, atores amadores, com uma entrega e paixão de verdadeiros profissionais”, informa o Município da Guarda.
A propósito do "Drama da Paixão" de Pousade, tem lugar na BMEL, no dia 18 de março, pelas 18h00, integrado no ciclo de tertúlias "Guarda: a memória", uma conversa com Carlos Batista e João Marques.
Segundo o Município da Guarda, o roteiro de iniciativas religiosas e culturais é promovido em colaboração com a União de Freguesias Pousade-Albardo; o Grupo Cultural e Desportivo Pousadense; a Santa Casa da Misericórdia da Guarda e a diocese.
CB