Vida Consagrada: Irmãs Doroteias celebram 150 anos em Portugal

Cardeal-patriarca de Lisboa preside à celebração de abertura, este domingo

Lisboa, 06 mar 2016 (Ecclesia) – As Irmã Doroteias celebram em 2016 os 150 anos de presença em Portugal e ‘Um tesouro a descobrir, uma história a agradecer’ é o tema que vai unir as religiosas “na vivência deste acontecimento”, a 6 de março e 9 de abril.

“Descobrir o dom de Deus a agir na nossa vida e na nossa história de 150 anos e agradecer tanto bem recebido para renovar o Dom e construir Futuro com Esperança”, é segundo a provincial das irmãs Doroteias o objetivo para este aniversário.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a irmã Maria Lúcia Soares destaca alguns “momentos fortes” deste “tempo de agradecer”, como a celebração de abertura, uma Eucaristia presidida por D. Manuel Clemente, no dia 6 de março, no Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa.

Ainda neste dia, as Irmãs Doroteias vão inaugurar uma exposição itinerante sobre o “crescimento” da Província Portuguesa.

No dia 9 de abril, dois acontecimentos em Fátima que celebram esta presença com 150 anos, primeiro ‘Agradecer em Festa’, com todos os Centros Educativos, às 11h00, no Centro Paulo VI.

Depois, o bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos preside à Eucaristia a partir das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

De recordar que a nova superiora geral das Irmãs Doroteias é portuguesa e aquando a eleição, no 21.º encontro mundial da congregação em novembro de 2015, disse que a Província portuguesa é a que tem “maior número de irmãs”.

“Sente-se uma Província muito organizada, muito viva e muito atenta aos acontecimentos acolhendo-os como desafios à sua vida-missão”, disse na altura a irmã Maria da Conceição Ribeiro à Agência ECCLESIA.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top