Lisboa, 24 ago 2015 (Ecclesia) – A Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) saudou hoje o novo bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, membro deste instituto religioso.
O antigo superior geral dos Dehonianos, de 61 anos, foi escolhido pelo Papa Francisco para suceder a D. Gilberto Reis, após este ter renunciado por motivos de idade.
“A nossa Província congratula-se com esta nomeação, agradecendo a Deus tudo quanto o padre José Ornelas deu à Província, à Congregação e à Igreja”, escreve o padre José Agostinho Sousa, superior provincial, em mensagem enviada à Agência ECCLESIA.
O bispo eleito nasceu a 5 de janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus; foi ordenado padre na sua terra natal, a 9 de agosto de 1981.
Os dehonianos portugueses sublinham o “ardor apostólico, o entusiasmo, a alegria, a disponibilidade, generosidade e espírito missionário e de serviço” de D. José Ornelas Carvalho.
Outros dois bispos diocesanos em Portugal são religiosos da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus: D. António de Sousa Braga (Angra) e D. Manuel Quintas (Algarve).
OC