Cáritas: Organização Católica apresenta manual prático para apoio a empreendedores

Propostas centram-se na criação de micronegócios e recurso ao crowdfunding

Lisboa, 08 mai 2015 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa vai apresentar hoje o “Manual prático para a criação de micronegócios e recurso ao crowdfunfing”, no âmbito do projeto Cria(c)tividade, a partir das 15h00, no Campus do Instituto Politécnico de Setúbal.

“[O manual] beneficia dos ensinamentos recolhidos na análise de leitura sobre a matéria, no benchmarketing de boas práticas e, ainda, dos resultados obtidos na sua aplicação ao apoio prestado a diversos interessados, quer na criação do seu micronegócio quer na preparação e lançamento do seu crowdfunfing”, explica a Cáritas Portuguesa.

Segundo a instituição católica esta sessão pública pretende apoiar os “potenciais empreendedores” com orientações para o desenvolvimento da sua ideia de negócio, bem como para a “concretização, de forma sustentável, em todas as suas dimensões”.

Outro objetivo é contribuir para o “esclarecimento” de alguns conceitos essenciais e contam com a intervenção ‘A Economia Solidária e o Empreendedorismo’, do professor Carlos Laranjo Medeiros, da IPI Consulting Network, às 15h45.

A apresentação do Manual Prático para Criação de Micronegócios e Recurso ao Crowdfunding é da responsabilidade de Teresa Venda, ex-deputada da Assembleia da República e voluntária na Cáritas Portuguesa, às 16h15.

A sessão de encerramento cabe ao presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, a partir das 16h45, no Campus do Instituto Politécnico de Setúbal.

A Cáritas está a desenvolver o projeto Cria(c)tividade, no âmbito do programa ‘O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social’, que é “suporte ao empreendedorismo social e alavanca” para cidadãos portugueses “criem a sua autonomia financeira”.

“O projeto Cria(c)tividade surge enquanto suporte ao empreendedorismo social e servindo de alavanca para que os cidadãos portugueses em situação de pobreza, criem a sua própria autonomia financeira e construam os pilares de um futuro laboral sustentável neste momento de crise”, explica Mafalda Ferreira Santos, técnica da Cáritas afeta ao projeto, em texto publicado no Semanário ECCLESIA.

Com este programa, a instituição católica tem como grande objetivo a “implementação e apoio” de ações inovadoras de promoção de atividades que automatizem “financeiramente pessoas em situação de desemprego”, para combater a pobreza e as desigualdades sociais.

O segundo objetivo da Cáritas é “criar e/ou replicar o seu “franchising social” ou promover e desenvolvê-lo em Portugal “assistindo outras instituições a lançarem o seu próprio sistema de franchising social”.

Nesse sentido, a instituição desenvolveu um Gabinete de Criação e Acompanhamento de Projetos para promover a difusão do Franchising Social e “o apoio a pessoas com interesse e capacidade para a criação de microempresas” ou atividade por conta própria, desenvolve Mafalda Ferreira Santos.

 

CB/OC

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Agência ECCLESIA

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