Portugal: Jovens convidados a encontrar Deus na música, cinema, teatro e oração

«Mais de 3000 jovens peregrinam» para Fátima

Lisboa, 02 mai 2015 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil promove hoje e domingo, em Fátima, a Peregrinação Nacional de Jovens para divulgar a mensagem cristã através das artes “porta aberta para o infinito”, com momentos de formação e debate.

“Com [o Fátima Jovem] pretende-se que os jovens católicos portugueses descubram o sentido significado e valor da vida e reafirmem esse compromisso em todas as suas dimensões”, revela o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, esta sexta-feira, a organização revela que espera “mais de 3000 jovens” a “atreverem-se nos caminhos da fé” para um encontro onde a arte é “porta aberta para o infinito”.

O organismo católico informa que o encontro tem como tema «Felizes, como Maria a cheia de graça» e o programa começa com a participação do músico Sebastião Antunes, a partir das 14h30, no Centro Paulo VI.

Depois, o ‘Espaço Jovem’, intitulado ‘e se o cinema fosse luz?’, vai desafiar os participantes a um momento de “diálogo entre o cinema e os valores humanos”, com a apresentação de curtas-metragens e a reflexão e experiência da argumentista Inês Leitão e de um dos organizadores do Festival Internacional de Cinema do Minho, o Flumenfest, a partir das 18h00.

O encontro conta também com uma exposição sobre liberdade religiosa com o objetivo de “alertar e consciencializar” os jovens para este problema e a “realidade de muitos cristãos” em pleno século XXI, informa o DNPJ que destaca a colaboração com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

Desta forma, o DNPJ destaca que os jovens peregrinam a Fátima como o objetivo de “trocar experiências mais alargadas” do que nas suas dioceses, movimentos e grupos, e a fazer a “importante descoberta” que pela alegria que os caracteriza e anima fazem a Igreja jovem.

O comunicado revela que a Peregrinação Nacional de Jovens também se insere no programa oficial do Santuário de Fátima, nomeadamente na oração do Rosário e na procissão de velas no Recinto de Oração, na noite de sábado, e depois nas celebrações de domingo.

O reitor do Santuário de Fátima que acolhe esta iniciativa juvenil, numa mensagem vídeo, assinalou que peregrinar “é pôr-se a caminho com outros, com uma meta”, que é o santuário mariano “lugar de encontro com Deus, por ação de Maria”.

“O desafio para os jovens este ano é este de vir a Fátima para felizes como Maria a cheia de graça caminharmos em direção ao Senhor”, acrescentou o padre Carlos Cabecinhas.

O Fátima Jovem’15, com o tema "Felizes, como Maria a cheia de graça”, é uma das etapas da grande peregrinação à Jornada Mundial de Juventude de 2016 na Cracóvia, Polónia.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top