Terceira idade: Vaticano promove debate sobre assistência aos idosos

Cidade do Vaticano, 26 fev 2015 (Ecclesia) – A Academia Pontifícia para a Vida (Santa Sé) vai promover entre 5 e 7 de março um encontro sobre a assistência aos idosos em fim de vida com o tema “Assistência ao idoso e terapias paliativas”.

O programa inclui abordagens a aspetos específicos como a “atenção médica” aos idosos com enfermidades “crónicas e degenerativas” ou as diretrizes éticas para um “bom acompanhamento dos idosos que estão próximos da morte”.

Segundo a Rádio Vaticano, na primeira sessão os participantes vão debater o “uso e abuso de analgésicos” nas terapias paliativas, os cuidados de enfermagem ou o “processo de decisões clínicas” para os idosos em fim de vida.

Depois, no dia seis de março as “perspetivas éticas antropológicas” concentram as atenções e vão relacionar a vivências dos idosos no contexto “familiar, social e hospitalar”.

“As diretrizes éticas do acompanhamento à morte e o respeito da dignidade, evitando formas de abandono ou eutanásia”, também vão ser analisadas no segundo dia do encontro.

Ainda neste dia, a Sala Nova do Sínodo, recebe um debate aberto ao público para que estudantes, agentes de saúde e da pastoral debatam a terceira idade de diferentes

A perspetiva “teológico-filosófica, ética, médica, cultural e social” vão ser analisadas num debate aberto ao público para que estudantes, agentes de saúde e da pastoral também no dia 6 de março.

A espiritualidade do idoso nos últimos anos, aspetos legais do final da vida, os cuidados pastorais e o papel da família são as conferências de encerramento do encontro da Academia Pontifícia para a Vida.

RV/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top