Setúbal: Bispo convida diocese a «redescobrir» dom da vida consagrada

Um tema que vai marcar o Dia da Diocese, a 8 de dezembro

Setúbal, 27 nov 2014 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal publicou uma nota pastoral onde convida toda a diocese à celebração do Ano da Vida Consagrada e aproveitar esta iniciativa para a “redescoberta do dom e do tesouro da vida consagrada”.

“Espero que esta iniciativa do Papa Francisco nos ajude a manifestar-lhes apreço e gratidão pelo seu serviço nesta nossa querida Igreja de Setúbal e, dum modo muito especial, pelo 'serviço' de nos convidarem a colocar a Deus, em tudo e sempre, em primeiro lugar”, escreve D. Gilberto Canavarro dos Reis.

Na nota pastoral o prelado revela que a vida consagrada, “mais abrangente que a 'vida religiosa'”, está presente na Diocese de Setúbal em sete institutos religiosos masculinos, a maioria padres; com 13 institutos religiosos femininos, incluindo um mosteiro de vida contemplativa, em dois novos movimentos como a Comunidade Shalon, presente no Cristo Rei, e a Comunidade Aliança da Misericórdia, no Álamo, e ainda a ordem das Virgens e as Auxiliares do Apostolado.

Durante o Ano da Vida Consagrada, D. Gilberto Canavarro dos Reis, espera também que os consagrados na diocese, com os seus carismas, ajudem a “viver e a testemunhar” a alegria do Evangelho e que estimulem as pessoas a “irem ao encontro dos irmãos mais fragilizados”.

“Que nos ajude a viver com intensidade e com alegria a preparação para os quarenta anos da nossa Diocese sob o lema: 'Igreja de Setúbal, com Maria, alegra-te e evangeliza'”, acrescentou o bispo diocesano.

No sítio na internet da diocese o bispo desafia clero, leigos, movimentos e obras, consagrados e os diversos secretariados ou comissões a redescobrirem durante este ano “o dom e o tesouro da Vida Consagrada”.

Aos sacerdotes, responsáveis dos vários serviços e movimentos e aos catequistas e professores de Educação Moral e Religiosa Católica que “sensibilizem” também os que lhes estão confiados para esta redescoberta.

D. Gilberto Canavarro dos Reis convida também os seus diocesanos a estarem presentes na Sé Catedral no Dia da Diocese, a 8 de dezembro, pelas 16h00, para fazerem “memória agradecida” a Deus pela presença da Vida Consagrada nesta Igreja local.

O prelado apela ainda à leitura da carta «Chamados a levar a todos o abraço de Deus» da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a Vida a Consagrada, no início deste ano especial.

O Ano da Vida Consagrada foi convocado pelo Papa no contexto dos 50 anos do Concílio Vaticano II e, em particular, dos 50 anos da publicação do decreto conciliar sobre a renovação da vida consagrada.

Com o lema “Chamados a levar a todos o abraço de Deus”, a iniciativa, entre 20 de novembro 2014 e 2 de fevereiro de 2016, quer ajudar institutos religiosos e seculares a concretizarem três grandes objetivos: “Fazer memória agradecida do passado”, “abraçar o futuro com esperança” e “viver o presente com paixão”.

Em Portugal, a coordenação das atividades está a cargo da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

CB/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top