Vaticano: Papa convoca cardeais para debate sobre Médio Oriente

Reunião vai decorrer após o final do Sínodo dos Bispos

Cidade do Vaticano, 07 out 2014 (Ecclesia) – O Papa convocou os cardeais e patriarcas orientais para um encontro sobre a situação do Médio Oriente, marcado para 20 de outubro, anunciou hoje o porta-voz do Vaticano.

Segundo o padre Federico Lombardi, o consistório ordinário que estava previsto para esse dia, a fim de analisar algumas causas de canonização, alarga-se assim a “todos os que puderem estar presentes”.

O tema do Médio Oriente vai ser abordado a partir das “considerações” do encontro dos núncios apostólicos (representante diplomáticos da Santa Sé) que decorreu na última semana.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, fará uma introdução ao tema e haverá uma troca de opiniões entre os cardeais.

A convocatória do Papa foi feita através do cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, aproveitando a presença no Vaticano de muitos cardeais e patriarcas orientais para participar nos trabalhos do Sínodo dos Bispos, que decorre até ao próximo dia 19.

No último sábado, os núncios apostólicos da Santa Sé no Médio Oriente divulgaram em Roma um comunicado conjunto contra a guerra e os atentados aos Direitos Humanos que estão a ser praticados naquele território.

Os responsáveis católicos apontaram que diante das “violências e abusos” que estão a ser cometidos pelos membros do Estado Islâmico, “ninguém pode ficar indiferente”.

“Não se pode pensar o Médio Oriente sem cristãos, que há dois mil anos professam o nome de Jesus. Eles querem continuar a contribuir para o bem da sociedade, inseridos como cidadãos de pleno direito na vida social, cultural e religiosa das nações a que pertencem. Eles desempenham um papel fundamental como artífices de paz, de reconciliação e de desenvolvimento”, sustentaram.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top