Vaticano: O desporto promove a «cultura da inclusão»

Papa Francisco recebeu hoje os atletas do Comité Paraolímpico italiano

Cidade do Vaticano, 04 out 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano os atletas do Comité Paraolímpico italiano e enalteceu cada um dos atletas afirmando que o desporto promove a inclusão.

Cada um deles é testemunha de “como é importante viver estas alegrias e essas fadigas no encontro com os outros, e poder partilhar a própria "corrida", encontrar um grupo de amigos que te dão uma mão e onde tu dás uma mão aos outros”. 

“O desporto torna-se ocasião preciosa para se reconhecer como irmãos e irmãs em caminho, para promover a cultura da inclusão e rejeitar a cultura do descarte”, disse.

Francisco sublinhou ainda que “o desporto promove contactos e relações com pessoas de diferentes culturas e ambientes” e habitua a acolher as diferenças tornando-as oportunidades para o enriquecimento e descoberta.

O Papa comparou a prática do desporto de competição como uma “mensagem de encorajamento” e um convite “a empenhar todas as energias para fazer coisas belas em conjunto, superando barreiras que se possam encontrar à volta, e antes de tudo aquelas que estão dentro de nós, para se tornar assim um sinal de esperança”. 

Por último Francisco exprimiu o desejo que o desporto seja para todos um ginásio onde cada um se pode treinar quotidianamente no respeito de si mesmo e dos outros, e que seja ocasião para conhecer pessoas e ambientes novos e ajude a sentir-se parte activa da sociedade.

RV/SN

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR