Ecumenismo: Centro Hospitalar São João promove celebração com diferentes comunidades cristãs do Porto

Encontro marcado para hoje às 21h00

Porto, 03 abr 2014 (Ecclesia) – O Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do Centro Hospitalar São João promove hoje uma celebração ecuménica na capela do hospital que vai reunir ministros e membros das diferentes comunidades cristãs do Porto.

“Lugar para todos, o Hospital de São João, agora Centro Hospitalar, é casa onde se cruzam pessoas de todos os credos e opções espirituais”, refere a nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.

Esta celebração ecuménica intitulada ‘Unidos em Cristo da morte à vida’ é por isso “uma expressão da vontade de abertura e de respeito pelo direito dos doentes a encontrarem, quando internados, assistência espiritual e religiosa segundo as suas convicções”.

Para dar resposta a todos os doentes “desde o início do século que ocorre na Capela do Hospital” esta celebração que pretende assim reunir “ministros e membros das diferentes comunidades cristãs da cidade do Porto”.

A iniciativa vai contar com intervenções de peças musicais provenientes de diferentes tradições eclesiais a cargo do Coro Polifónico da Lapa.

A organização desta celebração ecuménica, marcada para as 21h00 explica que “este ano é especial” devido à regulamentação interna da nova legislação sobre a ‘Assistência Espiritual e Religiosa nos hospitais’.

“O novo quadro legal traz uma novidade: a assistência espiritual e religiosa no hospital deixa de se fundar no direito das comunidades religiosas a assistir os seus membros internados, para passar a assumir como fundamento o direito dos doentes a serem assistidos espiritual e religiosamente qualquer que seja a sua pertença”, conclui a nota.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top