Cooperação: Rede jesuíta reunida em Lisboa

Partilha de experiências e análise da ação de emergência nas Filipinas são alguns dos assuntos em agenda

Lisboa, 03 abr 2014 (Ecclesia) – Os membros da ‘Rede Xavier’, rede europeia de organizações jesuítas, estão reunidos em Lisboa até sexta-feira para avaliar as atividades realizadas em conjunto, incluindo a Ação de Emergência nas Filipinas.

O coordenador da Rede Xavier e responsável por uma organização jesuíta em Nuremberga, na Alemanha, Klaus Vathroder, explicou à Agência ECCLESIA que este encontro de três dias a decorrer no Mosteiro das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias em Lisboa “é muito importante, porque é um momento de encontro e partilha onde se debate cara-a-cara o trabalho da rede”.

“A Rede Xavier foi constituída como Fundação em 2004 e reúne atualmente 12 instituições jesuítas, (dez europeias, uma Canadá e outra da Austrália), entre ONG para o desenvolvimento e secretariados de missões”, acrescentou.

A Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) é a representante da Província Portuguesa da Companhia de Jesus nesta rede cujo objetivo é “a partilha de experiências de trabalho no âmbito da justiça social e do desenvolvimento”.

Fundada em 2004 por deliberação da Província Portuguesa da Companhia de Jesus a FGS é uma ONGD que tem como missão “contribuir para o desenvolvimento humano integral e de sensibilizar a sociedade para um maior compromisso com os valores da igualdade e da justiça social”.

A diretora da Fundação Gonçalo da Silveira, Teresa Paiva Couceiro revela à Agência ECCLESIA que para a FGS “integrar a Rede Xavier é muito importante porque pode-se crescer dentro de uma organização com membros de outros países que têm outro ritmo de trabalho, conhecimento em que a FGS se pode inspirar e implantar em Portugal”.

Em representação da Rede Xavier, a FGS foi a responsável, em Portugal, pela Campanha ‘Emergência pelas Filipinas’ recolhendo até à data perto de 14 mil euros que têm sido entregues a “um parceiro local seja o Serviço de Jesuítas aos Refugiados ou outra organização membro da companhia de Jesus presente no local e em ação”.

Entre os temas desta reunião que junta cerca de 20 representantes desta rede em Lisboa debate-se a forma como a Rede Xavier reage perante situações de emergência como foi o caso do terramoto no Haiti ou o tufão nas Filipinas, “onde depois de ajudarmos nas coisas mais básicas como a distribuição de água agora trabalha-se num projeto de reconstrução”, revela Klaus Vathroder.

“A intervenção da Rede Xavier está agora centrada na fase de recuperação e de prevenção especialmente na zona de Culion, uma das mais afetadas pela catástrofe e onde é mais expressiva a presença jesuíta. Estamos a providenciar a reconstrução de casas, a compra de barcos para os pescadores puderem trabalhar e na construção de abrigos para que as pessoas possam fugir caso volte a acontecer uma tragédia como o tufão que atingiu o país em 2008”, conclui o coordenador da Rede Xavier.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top