Vaticano: Papa diz que humildade, doçura e generosidade são marcas do estilo cristão

Cidade do Vaticano, 06 mar 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse esta manhã durante a homilia da missa a que presidiu na Capela de Santa Marta, no Vaticano, que “a humildade, a doçura e a generosidade” fazem parte do “estilo cristão”.

“Humildade, doçura e generosidade: esse é o estilo cristão, um caminho como o de Jesus que passa pela cruz e que leva à alegria”, disse Francisco.

A análise de Francisco partiu da leitura do dia, o Evangelho de São Lucas, quando Jesus diz aos discípulos: “Se alguém quer vir depois de mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.

“É este o estilo cristão, porque Jesus foi o primeiro a percorrer este caminho”, sublinhou o Papa.

“Não podemos pensar numa vida cristã fora deste caminho: de humildade, de humilhação, de renúncia a si mesmo para depois se reerguer. Sem a cruz, o estilo cristão não é cristão e se a cruz não tiver Jesus, não é cristã. O estilo cristão toma a cruz com Jesus e vai em frente”.

Um “estilo” que Francisco acredita que vai “salvar e dar alegria” a todos os cristãos dado que “o caminho da renúncia de si é contrário ao caminho do egoísmo, do apego aos bens e este caminho é aberto aos outros porque dá vida”.

“Seguir Jesus é alegria desde que o sigamos com o seu estilo, e não com o estilo do mundo”, porque, considera o Papa, “seguir o estilo cristão significa percorrer o caminho do Senhor”, em que “cada um o faz como pode, para dar vida a outros e não a si mesmos: é o espírito da generosidade”.

“Neste início de Quaresma, peçamos ao Senhor que nos ensine o estilo cristão que implica em serviço, despojamento de nós mesmos e fecundidade com Ele, como Ele a quer”, concluiu Francisco durante a homilia desta manhã na Casa de Santa Marta.

RV/MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top