Sínodo 2014: Diocese de Angra envia respostas ao inquérito promovido pela Santa Sé

Contributos dos cristãos açorianos revelam «enorme abertura» para com as novas realidades familiares

Angra do Heroísmo, Açores, 02 jan 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Angra, Açores, vai enviar à Conferência Episcopal Portuguesa uma síntese das respostas ao inquérito enviado pelo Vaticano para a preparação do Sínodo dos Bispos sobre a família, marcado para outubro

O documento com 40 páginas reflete opiniões de oito ouvidorias de cinco ilhas (São Miguel, Terceira, Santa Maria, Flores e Corvo) e do Serviço Diocesano para a Pastoral Familiar e Laicado.

“Trata-se de uma matéria muito vasta para a qual os açorianos que responderam revelam uma enorme abertura sempre na perspetiva do acolhimento, da compreensão, da tolerância e da integração inclusive na questão dos recasados”, refere o vigário geral da diocese, padre Hélder Fonseca Mendes.

O membro do Secretariado Permanente do Conselho Pastoral Diocesano, que redigiu a síntese final, revela ainda que “as respostas às nove perguntas traduzem um enorme realismo e, sobretudo, um conhecimento das realidades que se colocam às famílias nos Açores, revelando uma grande consonância com a doutrina católica sem esquecer as novas realidades concretas”.

As respostas dos açorianos vão no sentido de uma pastoral “que integre e acolha as novas realidades de forma muito aberta”, embora se verifique que existem “divergências” de abordagem entre os meios mais rurais e os meios mais urbanos, que “têm naturalmente experiências diferentes e por isso leituras diferentes”, revela o padre Hélder Fonseca Mendes em declarações à página da internet da diocese de Angra.

As perguntas propostas pela Santa Sé são muito abertas e por isso, as respostas também “vão nessa linha”, fazendo apreciações “qualitativas” mas “denunciando a existência de problemas graves que afetam as famílias como é infelizmente a realidade do desemprego, sobretudo o juvenil”.

O Sínodo dos Bispos dedicado ao tema da família vai ter duas assembleias gerais, uma extraordinária em outubro de 2014 e outra ordinária em outubro de 2015.

O documento preparatório da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema ‘Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização’, foi divulgado pela Santa Sé no dia 5 de outubro de 2013 e está disponível desde então para leitura e download no site da ECCLESIA.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top